Em agenda no Sertão de Pernambuco, na manhã de hoje, o deputado federal Fernando Monteiro participou da III Assembleia Geral Anual do Sisar Moxotó, que foi realizada em Arcoverde. O encontro reuniu gestores públicos, lideranças políticas, sociais e comunitárias para debater os avanços alcançados e os desafios voltados à garantia dos serviços de saneamento rural regional.
Desde o primeiro mandato, a luta pela universalização do acesso à água é uma das prioridades do parlamentar. Fernando teve papel estratégico na liberação de mais de R$ 600 milhões para a obra da Adutora do Agreste, que é a fonte hídrica para o abastecimento de diversas comunidades rurais no estado, além de ter viabilizado a perfuração de mais de 200 poços artesianos e a implantação de sistemas de abastecimentos em vários municípios, contribuindo para o fortalecimento do Sisar.
“O Sisar é um modelo de gestão com foco na operacionalização desses sistemas simplificados de abastecimento de água localizados em comunidades rurais. A gente tem a satisfação de acompanhar o crescimento dessa iniciativa desde o começo e, por isso, é muito gratificante ver a dimensão desse evento, que contou com ampla participação da sociedade civil, associações rurais, e das entidades políticas, o que só reforça a importância das assembleias para impulsionar o desenvolvimento do SISAR”, ressalta Monteiro.
O Sisar Moxotó foi o primeiro implantado pelo Governo do Estado, em 2020, e, hoje, conta com mais de 700 comunidades cadastradas. A partir de hoje, passa de 10 para 16 municípios integrantes. Atualmente, a ação engloba ainda outras três regiões (Araripe, São Francisco e Pajeú), totalizando 59 municípios beneficiados. Com a política pública, cerca de 65 mil pessoas saíram da dependência do caminhão-pipa no meio rural.
Participaram do evento, a fundadora do Sisar em Pernambuco, ex-secretária estadual de Infraestrutura e Recursos Hídricos e especialista em Saneamento Rural, Fernandha Batista; a presidente do Sisar Moxotó, Regiane dos Santos; o secretário executivo de Recursos Hídricos de Pernambuco, Arthur Coutinho; o promotor de justiça, Francisco Sales; o deputado estadual, José Patriota; o representante do Núcleo de Saneamento Rural de Pernambuco, Sérgio Murilo; o diretor regional da Compesa, Igor Galindo; a presidente da AMUPE e prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado; o prefeito de Arcoverde, Wellington da LW.
Também estiverem presentes os prefeitos de Buíque, Arquimedes Valença; de Sertânia, Ângelo Ferreira; Itaíba, Regina Cunha; Pedra, Júnior Vaz; Alagoinha, Uillas Leal; Pesqueira, Sebastião Leite; Ibimirim, Wellington Siqueira; Manari, Júnior de Audalio; Inajá, Marcelo de Adalberto; Petrolândia, Fabiano Marques; Floresta, Rorró Maniçoba; e de Águas Belas, Luiz Aroldo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário