Quase 40% dos profissionais da segurança pública avaliam que a invasão às sedes dos Três Poderes no dia 8 de janeiro, e, Brasília, foi condenável e não pode ser tolerada – mas, ao mesmo tempo, entendem que as pautas defendidas pelos invasores eram legítimas e não atentam contra a democracia. É o que mostra uma sondagem feita pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) divulgada hoje.
Veja os principais dados da sondagem:
- 40% dos policiais concordam totalmente ou parcialmente que a invasão é condenável, mas as pautas defendidas pelos invasores eram legítimas e não atentam contra a democracia;
- 56% concordam totalmente ou parcialmente que houve omissão no policiamento;
- 59% concordam totalmente ou parcialmente que a conduta dos policiais designados para as linhas de proteção inicial dos prédios foi inadequada e sem o devido rigor para controle de distúrbios civis;
- 51% concordam totalmente ou parcialmente que a conduta da PMDF foi correta e o problema foi exclusivamente de comando político.
O questionário foi feito com policiais militares, civis, federais, rodoviários federais, penais e guardas civis entre os dias 24 e 27 de janeiro – às vésperas do fim da intervenção decretada pelo governo federal na segurança do Distrito Federal.
Magno Martins
Nenhum comentário:
Postar um comentário