terça-feira, 25 de outubro de 2022

Chuvas fortes deixam Minas Gerais, Bahia e o Espírito Santo em alerta

 

Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia estão em estado de alerta, a partir de hoje, por causa da possibilidade de chuvas torrenciais e prolongadas caírem nas próximas. Os levantamentos climáticos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontam que tempestades intensas podem atingir, também, Tocantins, Goiás, Distrito Federal, e o sul do Maranhão e do Piauí.

Morgana
Almeida, meteorologista do Instito Nacional de Meteorologia (Inmet), alerta que uma frente fria se desloca do Sudeste em direção ao Nordeste, cujo destino principal é o sul da Bahia. "As áreas de instabilidade no interior do continente vão fazer com que esse sistema traga chuva. Devemos ficar de olho no Vale do Jequitinhonha, pois há indicação de chuvas nesses locais de até 100 milímetros pelo menos até quarta-feira", alerta a pesquisadora. Segundo Morgana, as chuvas no final do ano são fruto de uma transição comum na chegada do outono.

A meteorologista da Climatempo, Fabiene Casamento, o grande volume de chuvas em Minas e Espírito Santo se deve à convergência dos ventos nos médios níveis da atmosfera, do calor e da alta umidade na região. Já para Rio de Janeiro e São Paulo, são esperadas chuvas em menor intensidade, sendo que precipitações isoladas devem atingir o nordeste e leste paulista.

A Climatempo informou, ainda, que no Centro-Oeste há previsão para precipitações intensas em várias áreas do Distrito Federal, de Mato Grosso, de Goiás e pontos do extremo norte do Mato Grosso do Sul. "Nesses locais, há condições para raios, ventania e queda de granizo, além de picos de intensidade à tarde e à noite. Destaca-se que os temporais mais fortes e acumulados altos de chuva acontecem no norte do Mato Grosso e de Goiás", observa Fabiene.

O alerta dessas regiões é devido, sobretudo, à destruição havida, em janeiro passado, no Vale do Jequitinhonha (MG), cujas chuvas intensas se estenderam para a Bahia o Espírito Santos. Mais de 200 pessoas morreram em decorrência das tempestades, que começaram a cair em outubro de 2021. Ao menos cinco estados — São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo — registraram mortes no período sazonal das chuvas.

Nenhum comentário:

ebs serviços

ebs serviços
aluguel de maquinas

MAX FERRO

MAX FERRO
SANTA CRUZ E SANTA FILOMENA

LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLINICAS LABCENTER

LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLINICAS LABCENTER
.