Vladimir Putin alertou seu aliado belarusso Alexander Lukashenko por telefone na madrugada desta quinta-feira de que iniciaria uma operação militar contra a Ucrânia, revelou o gabinete presidencial de Belarus.
"Por volta das 5h de hoje (23h de quarta em Brasília), ocorreu uma conversa telefônica entre os presidentes belarusso e russo. Durante a ligação, Vladimir Putin informou seu colega belarusso sobre a situação na fronteira com a Ucrânia e em Donetsk", uma das duas regiões separatistas pró-Rússia da Ucrânia, informou a presidência belarussa em um comunicado.
O Kremlin não divulgou informações sobre esse contato.
Um assessor do Ministério do Interior da Ucrânia disse que um bombardeio deixou 1 morto e 1 ferido em Brovary, na região de Kiev.
O Ministério das Relações Exteriores da China disse, sobre a crise na Ucrânia, que a Rússia é um país independente e pode tomar suas próprias decisões com base em seus próprios interesses.
Os separatistas apoiados por Moscou em Luhansk e Donetsk dizem que querem chegar até o limite dessas regiões que, até antes da invasão russa, não controlavam totalmente.
Veja no mapa abaixo como se dava essa divisão territorial:
Mapa mostra áreas sob controle de separatistas dentro das regiões de Luhansk e Donetsk (Foto: g1)G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário