terça-feira, 8 de junho de 2021

Magno Martins: “O ator e o mandante”

 


Quem deu a ordem para atirar nos manifestantes que foram às ruas do Recife em protesto contra o Governo Bolsonaro, na semana passada, foi o secretário de Defesa, Antônio Pádua, demitido por esta razão e não porque pediu para sair. O comandante da PM, Vanildo Maranhão, também afastado, só deu o grito de ordem ao Batalhão de Choque em obediência ao secretário.

Já Pádua, por sua vez, não tinha autonomia para reprimir nenhum tipo de manifestação se não tivesse recebido ordem superior. Decisões dessa magnitude seguem, portanto, uma rígida hierarquia. No topo desse sistema, no velho e surrado linguajar do manda quem pode, obedece quem tem juízo, está o governador Paulo Câmara. Mas ele não vai dar o braço a torcer nunca. Em ano pré-eleitoral, assumir uma mancada dessa seria suicídio político.

Deste triste, lamentável e deprimente episódio se chega, igualmente, a conclusão de que a corda só arrebenta no lado dos mais fracos. O comandante da PM, o mais baixo na hierarquia, coitado, foi o verdadeiro boi de piranha. Pagou o preço pelo cumprimento da missão. Soldado no quartel, diz o ditado popular, está pronto para toda e qualquer missão que surgir, mesmo sendo contrário aos princípios.

Ao demitir o comandante da PM e em seguida o secretário de Defesa, o governador inverteu as ordens. O primeiro a cair deveria ter sido Pádua. De uma sala especial em seu gabinete, ele monitorou toda manifestação, informando ao governador passo a passo de tudo. E quando recebeu a ordem do chefe mandou o comandante jogar a tropa em cima dos manifestantes.

O final foi trágico e “projetou” Pernambuco no Fantástico, domingo passado, programa de maior audiência da Rede Globo. Tragicidade maior para os dois senhores que perderam uma das vistas atingidas por balas de borracha, que nada tinham a ver com o ato. Infelizmente, tiveram do Governo menos atenção e cuidados do que a vereadora petista, que se jogou no chão depois de levar spray de pimenta nos olhos.

Nenhum comentário:

ebs serviços

ebs serviços
aluguel de maquinas

MAX FERRO

MAX FERRO
SANTA CRUZ E SANTA FILOMENA

LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLINICAS LABCENTER

LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLINICAS LABCENTER
.