sábado, 1 de maio de 2021

História: Dia do Trabalhador

 


Feriado do Dia do Trabalho 2021, como todos os anos, é celebrado por todos os trabalhadores em diversos pontos do mundo, pois se trata de uma data comemorativa internacional.

O dia 01 de maio é dedicada a todos que mantém a economia aquecida dentro de seus ofícios e este dia remonta a 01 de maio de 1886, quando houve uma greve na cidade de Chicago (Estado Unidos), em que os trabalhadores reivindicavam melhores condições de trabalho, como redução de jornada, que chegava a quase 18 horas diárias.

Neste dia houve confronto dos trabalhadores e polícia, resultando em prisões e mortes. Porém, este dia se tornou um dia de inspiração para diversas outras greves que surgiriam ao longo do tempo, não tendo sido em vão, tendo em vista os direitos que hoje vemos que os trabalhadores conquistaram.

No Brasil, os imigrantes europeus é quem trouxeram as ideias de lutas pelos direitos dos trabalhadores, tendo ocorrido uma greve geral em 1917.

O movimento operário sofreu grande influência do anarquismo e, posteriormente, do comunismo. Quando Getúlio Vargas chegou ao poder, essas influências foram gradativamente se dissolvendo pelo que se chamou de trabalhismo.

Até essa transição, o feriado era marcado por movimentos de lutas e protestos, sendo que tal fato foi sendo transformado até se tornar um dia de celebração através das propagandas trabalhistas de Getúlio Vargas.






Nenhum comentário:

ebs serviços

ebs serviços
aluguel de maquinas

MAX FERRO

MAX FERRO
SANTA CRUZ E SANTA FILOMENA

LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLINICAS LABCENTER

LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLINICAS LABCENTER
.