sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

DIA MUNDIAL DA PAZ

 

Desde 1967, o primeiro dia do ano também celebra o Dia Mundial da Paz. (Imagem: Pixabay)

No primeiro dia do ano, comemora-se o Dia Mundial da Paz. Essa é uma data comemorativa ligada ao catolicismo, pois foi criada pelo Papa Paulo VI em 1967. Apesar da origem, o intuito era compartilhar o sentimento de paz entre todos os homens, independente da religião. Como a Organização das Nações Unidas (ONU) também escolheu o 1° de janeiro para celebração da Confraternização Universal, em muitos países é feriado nacional. 


A necessidade de propagação das ideias que visam o fim da violência, seja ela motivada por guerras ou condutas que interferem nos direitos humanos, e o desenvolvimento de políticas eficazes ainda fez surgir o Dia Internacional da Paz – estabelecido pela ONU em 1981 e comemorado em 21 de setembro. 


História do Dia Mundial da Paz 


Em dezembro de 1967, o então Papa Paulo VI emitiu uma mensagem com o objetivo de idealizar entre os católicos e todas as pessoas um momento voltado para exaltação da paz. Na época, o mundo vivia o período de Guerra Fria – marcado pelas disputas políticas, ideológicas e militares entre Estados Unidos e a extinta União Soviética – e sob os efeitos provocados pela corrida armamentista dessas superpotências. 


Diante desse cenário de instabilidade e conflito, a Igreja Católica passou a promover o Dia Mundial da Paz. Um dos trechos da declaração do Papa dizia:
A Igreja católica, com intenção de servir e de dar exemplo, pretende simplesmente lançar a ideia, com a esperança de que ela venha não só a receber o mais amplo consenso no mundo civil, mas que também encontre por toda a parte muitos promotores, a um tempo avisados e audazes, para poderem imprimir ao Dia da Paz, a celebrar-se nas calendas de cada novo ano, caráter sincero e forte, de uma humanidade consciente e liberta dos seus tristes e fatais conflitos bélicos, que quer dar à história do mundo um devir mais feliz, ordenado e civil.
A partir desse registro, o Vaticano começou a realizar uma cerimônia oficial em homenagem à data, elaborando temas para cada ano. Até hoje já foram escolhidas 53 temáticas, englobando assuntos como pobreza, infância e adolescência, direitos humanos, educação, entre outros. No ano de 2019, por exemplo, o tema abordado pelo Papa Francisco foi “A boa política está a serviço da paz”. Já em 2020, a mensagem para o Dia Mundial da Paz recebeu o título de “A paz como caminho de esperança: diálogo, reconciliação e conversão ecológica".


Em anos anteriores, os discursos tiveram os seguintes assuntos:


  • 2018 - “Migrantes e refugiados: homens e mulheres em busca de paz"
  • 2017- "A não-violência: estilo de uma política para a paz"
  • 2016 - "Vence a diferença e conquista a paz"
  • 2015 - "Já não escravos, mas irmãos"
  • 2014 - "Fraternidade, fundamento e caminho para a paz"


Curiosidades


  • No Brasil, após a Proclamação da República, o marechal Deodoro da Fonseca instituiu o 1° de janeiro como o Dia de Paz Nacional, sendo feriado em todo território nacional. 
  • Você sabe por que a pomba branca é considerada um dos símbolos da paz? Segundo relatos bíblicos, a ave remete a paz de Deus e os homens. Isso porque, quando foi solta por Noé – que queria saber se as águas do dilúvio haviam baixado –, trouxe em seu bico um ramo de oliveira. Esse utensílio significava a garantia de alguma benção divina. Já a associação do animal com a cor branca, mesmo não sendo descrita pela Bíblia, é explicada pelos costumes da época. De acordo com o teólogo Tércio Siqueira, nas representações sempre apresentam esta coloração porque os judeus costumavam sacrificar apenas os pombos sem nenhuma pigmentação. 
  • Em alguns países, o Dia Mundial da Paz não é comemorado no mesmo dia da chegada do Ano Novo. Na China, por exemplo, a celebração da passagem de ano acontece no fim de janeiro ou início de fevereiro, pois a data é baseada no calendário lunar.



Papa Francisco: não há paz sem a cultura do cuidado

Na mensagem para o Dia Mundial da Paz de 2021, o Papa Francisco lança um apelo para que todos se tornem "profetas e testemunhas da cultura do cuidado, a fim de preencher tantas desigualdades sociais.”

Bianca Fraccalvieri – Cidade do Vaticano

Todos remando juntos no mesmo barco, cujo leme é a dignidade da pessoa e a meta, uma globalização mais humana.

Em síntese, esta é a ideia que o Papa Francisco expressa na mensagem para o Dia Mundial da Paz de 2021, celebrado em 1° de janeiro.

O texto foi publicado pela Sala de Imprensa da Santa Sé, cujo título é “A cultura do cuidado como percurso de paz”.

Saiba mais





 




Nenhum comentário:

ebs serviços

ebs serviços
aluguel de maquinas

MAX FERRO

MAX FERRO
SANTA CRUZ E SANTA FILOMENA

LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLINICAS LABCENTER

LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLINICAS LABCENTER
.