A Festa do Vaqueiro e Tropeiro de Santa Cruz uma iniciativa do vereador João Rodrigues de Souza, popularmente conhecido como João Jacó, tendo como objetivo primordial homenagear o fundador da cidade, uma vez que cidade foi fundada por um Vaqueiro. Como já se realizava as festas da padroeira no dia 03 de maio, nesse mesmo período vinham muitos compradores (tropeiros) de animais tanto do município como de diversas regiões.
Naquela época a festa da padroeira atraia muitos visitantes em especial por ser uma festa religiosa onde as pessoas vinham pagar suas promessas e outras vinham para comercializar seus animais, ou seja, essas pessoas que trocam e vendem os animais era denominadas de tropeiros. Diante do histórico cultural já existente foi quando João Jacó realizou a primeira edição no dia 1 de maio de 1997, foi escolhido o dia 01 de maio por ser comemorado do dia do Trabalhador.
A primeira edição da supracitada festa simples com a missa campal em frente a Compesa e em seguida a cavalgada pela principais ruas da cidade. No ano seguinte o idealizador da Festa já começou a planejar algo maior, uma vez que teve aprovação da população, foi quando o então vereador elaborou uma indicação para Câmara Municipal de Vereadores desta cidade para que fosse instituído o dia 01 de Maio como Dia da Missa do Vaqueiro e passasse a contar no calendário turístico do município e posteriormente foi instituído pela Lei 088/98, de 04 de março de 1998. Diante da aprovação passou a ser Lei Municipal a realização deste evento.
Na segunda edição o idealizador já ampliou o evento acrescentou as corridas de prado para as categorias Jumento e Cavalo. Com o falecimento do idealizador, a esposa Dulcinea ao lado de seus filhos Cleia, Rone e Cledjane deram continuidade. No primeiro mandato da prefeita Eliane Soares a mesma deu total apoio, onde juntamente com a família Jacó foi ampliando a cada ano de realização, no sentido de melhoria da estrutura física do evento o valor dos prêmios para as categorias participantes.
A realização da Festa conta com a seguinte programação anual, Missa Campal em Ação aos Vaqueiros e Tropeiros, Cavalgada pelas principais ruas da cidade, Almoço para Vaqueiros e Tropeiros e população presente, Forro da Espora, Corrida de Prado para Categorias: Jumento, Cavalos Pé duro, Mestiço e Raçados, entrega de prêmios e Shows com variados artistas.
Esse ano nos resta saudades e confiança plena em Deus Pai para que possamos superar esses dias difíceis onde cada um pode colaborar evitando aglomeração, saindo quando necessário e tomando todos os cuidados de higienização.
Dona Dulcineia Jacó e família comunica a todos que nesta sexta dia 01 de maio dia do Trabalhador as 07hs da manhã, irá ao Ar pela Rádio Cultura FM de Santa Cruz, a Missa dos Vaqueiros e Tropeiros do ano de 2019. Iremos relembrar bons momentos e rezar pelos os vaqueiros, tropeiros e o saudoso João Jacó (idealizador da Festa do Vaqueiro e Tropeiro) que esse ano seria XXIV edição. Que as graças de Deus abençoe todos nos, nesse momento tão difícil, não se esqueça, fique em casa! Rezaremos juntos amanhã as 07hs da manha através da radio Cultura FM.
Nenhum comentário:
Postar um comentário