terça-feira, 5 de novembro de 2019

De Catende para encantar e mudar o semblante da Câmara


Forrozeiro de Catende, Zona da Mata pernambucana, Daniel Gouveia lembra Luiz Gonzaga de vista, como diz o matuto, nos trajes e, principalmente, no vozeirão. Quando ele, dedilhando a sanfona, deu o grito estridente da abertura da música em homenagem ao vaqueiro Raimundo Jacó, hoje, da Tribuna da Câmara, quase põe o plenário da Casa abaixo.
Roubou, literalmente, a cena da sessão plenária em homenagem ao Dia dos Nordestinos. O ambiente formal do paletó e gravata, aliás, virou um sertão de alma viva euclidiana, com um bocado de vaqueiro exibindo chapéu de couro nas cadeiras que dão assento às suas excelências.
Raimundo Jacó Mendes nasceu em 16 de julho de 1912 no município de Exu era primo legítimo de Luiz Gonzaga. Apesar da pouca idade, sua inteligência e coragem lhe renderam a experiência que foi reconhecida pelo proprietário do Sítio Lajes, em Serrita, que lhe deu o emprego de vaqueiro, em sua grande fazenda.


Jacó se destacou através de feitos que despertaram a admiração de muitos e a inveja de outros. Entre os invejosos está Miguel Lopes, com quem passou a ter uma rixa.
Narra a lenda que, o dono da fazenda ordenou que Jacó e Miguel Lopes fossem pegar na caatinga uma rês, arisca e estimada, que se afastou do rebanho, a data era 8 de julho de 1954.
Ao fim do dia Miguel Lopes volta à sede da fazenda, sozinho, sem comentar sobre Jacó e a rês. Os outros vaqueiros preocupados, no dia seguinte saíram à procura de Raimundo Jacó e em meio a caatinga encontraram-no morto, ao lado da rês ainda amarrada e o seu fiel cachorro latindo, sem sair de perto. Uma pedra manchada de sangue denunciava a covardia do assassinato.
Miguel Lopes foi incriminado, abriu-se um processo, mas foi arquivado por falta de prova e o crime ficou sem solução, caindo no esquecimento. Tomando conhecimento disso, Luiz protestou com música A Morte do Vaqueiro.

Magno Martins


Nenhum comentário:

ebs serviços

ebs serviços
aluguel de maquinas

MAX FERRO

MAX FERRO
SANTA CRUZ E SANTA FILOMENA

LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLINICAS LABCENTER

LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLINICAS LABCENTER
.

.

.
,