segunda-feira, 3 de junho de 2019

Expoleite 2019 movimenta negócios da bacia leiteira de Afrânio e mostra que é um evento consolidado no calendário de feiras de PE


A Expoleite 2019 mais uma vez se consolidou como uma das maiores feiras de animais do interior de Pernambuco. O evento realizado em Afrânio/PE, entre dos dias 31 de maio e 2  de junho, na cidade do sertão do São Francisco possui a segunda maior bacia leiteira do estado, reuniu em sua terceira edição, produtores de leite e criadores de bovinos, caprinos e ovinos de vários municípios pernambucanos e de outros estados do Nordeste como Piauí e Bahia.

A feira integra a programação de 55 anos de aniversário de Afrânio comemorado em 31 de maio e movimentou premiações superior a R$ 55 mil. O criador Micael Dárcio, dono do animal campeão da Expoleite sendo o mais pesado entre os caprinos, falou que a feira representa mais um espaço de mostra importante dos criadores sertanejos.

 
“Ele pesou 180 Kg com apenas 2 anos. Já tínhamos sido campeão na Caprishow de Dormentes e repetimos a façanha aqui na Expoleite”, comemorou o criador que veio da localidade de Lagoa da Pedra, zona rural de Dormentes (Sertão do São Francisco). Quem quiser adquirir uma espécie do animal campeão categoria mais pesado da Expoleite, basta ligar ou enviar mensagem via whatsapp para o 87 9 9642-0786, do próprio Micael.

Outra participante da feira em Afrânio foi o criador Wagner Macedo Cavalcanti que falou da importância da Expoleita para os negócios da agropecuária sertaneja e trabalha para tornar Afrânio também referência em produção da queijo de cabra, pois existe mercado e agora é lutar para maior incentivo nessa cadeia produtora.

 
“A feira não deixa de ser importantes para os criadores, os expositores e para o município. Sempre tem o que somar. Hoje levanto a bandeira do queijo de cabra, apresentei na feira, mostrando a viabilidade do leite de cabra em nossa regão”, afirmou Wagner que levou para a exposição cabras da raça Saney.

“O criador pode comprar animais melhoras para enriquecer o seu rebanho. Eu me vejo como um melhorador de genética de cabra leiteira e não existe dificuldade nesse negócio. Queremos expandir nossa produção, mas esbarramos muitos na burocracia para a comercialização por conta da legislação que impede que nosso produto chege a outros mercados, mas isso da questão do selo vem sendo resolvido”, destacou o expositor.

Presente da Expoleite, a deputada estadual Dulcicleide Amorim, PT, revelou que tem trabalhado junto ao seu mandato, com reforço hídrico na região. Filha de Afrânio, Dulcicleide disse que conseguiu levar 10 poços para a cidade, ainda da conta do mandato do ex-deputado e atual presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Odacy Amorim.

 

“Nós trouxemos esses poços como um presente para Afrânio com esses 10 poços que foram sorteados entre os produtores. Através do IPA com o aval do secretário Dilson Peixoto, de Desenvolvimento Agrário, que junto com Odacy, esteve pessoalmente fazendo a entrega desses poços e de sêmen e novos embriões no campo da melhoria genética”, destacou a deputada.


Para o prefeito Rafael Cavalcanti, a Expoleite tem cumprido seu importante papel para a economia do município e da região. “E um evento consolidado que vem fortalecer a nossa bacia leiteira, a cadeia da caprinovinocultura, o comércio, enfim, toda a nossa economia. Parabenizo a todos os expositores e agradeço a todos que prestigiaram maus um ano positivo de nossa Expoleite”, pontuou o prefeito de Afrânio.

A Expoleite reúne ainda a Feira de Caprinos, Ovinos e Bovinos; Feira da Agricultura Familiar, Concurso de Doce de Leite, Seminário de Produtores da Bacia Leiteira de Afrânio e Concurso da Vaca Leiteira.

Inf. Blog do Banana

Nenhum comentário:

ebs serviços

ebs serviços
aluguel de maquinas

MAX FERRO

MAX FERRO
SANTA CRUZ E SANTA FILOMENA

LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLINICAS LABCENTER

LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLINICAS LABCENTER
.

São João Fest em Santa Filomena

São João Fest em Santa Filomena
Dia 23

.

.
,