segunda-feira, 25 de março de 2019

Prefeitura de Dormentes promove semana de combate à Tuberculose


Campanha começa nesta segunda (25) e tem como objetivo orientar a população sobre sintomas e tratamento da doença

A tuberculose é uma infecção bacteriana, transmitida por via aérea que afeta principalmente o pulmão. Embora possa ser prevenida, tratada e curada, a tuberculose ainda mata cerca de 4,7 mil pessoas todos os anos no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde. Para alertar e orientar a população sobre esta doença, a prefeitura de Dormentes, inicia nesta segunda-feira (25) a “Semana de Combate à Tuberculose”.

A campanha foi organizada para lembrar o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, 24 de março. Para a secretária de saúde, Talita Mirele,  a campanha é importante pois alerta a população sobre a prevenção e os sintomas da doença. “Não temos nenhum caso diagnosticado aqui no município, mas isso não significa que estamos livres da Tuberculose. Muitas vezes a pessoa tem a doença e nem sabe”, explica Talita.

A programação, que começa nesta segunda (25) e segue até a próxima quinta-feira (28), contará com rodas de conversa sobre a doença, diagnóstico e tratamento, além de palestras em todas as unidades de saúde. Os profissionais de saúde também receberão treinamento e orientações. 

A prefeita de Dormentes, Josimara Cavalcanti reforça a importância de ações educativas como estratégia para controle da doença. “É essencial que a população saiba identificar os sintomas e procure a unidade de saúde mais próxima, para que o tratamento, que é fornecido de forma gratuita pelo SUS, seja iniciado de imediato”, alerta Josimara.

SINTOMAS

Tosse persistente (por três semanas ou mais), perda de peso, febre, moleza e falta de ar. A tuberculose é uma doença grave, considerada uma das que mais mata no mundo, mas é curável. O Sistema Único de Saúde oferece o tratamento gratuito, com exames semanais por seis meses e a utilização de antibióticos para o combate à infecção.

Isabella Mendes
Assessora de Comunicação da Prefeitura de Dormentes
Fotos: Francisco Coelho

Nenhum comentário:

..

..
.

ebs serviços

ebs serviços
aluguel de maquinas

MAX FERRO

MAX FERRO
SANTA CRUZ E SANTA FILOMENA

LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLINICAS LABCENTER

LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLINICAS LABCENTER
.