segunda-feira, 6 de maio de 2019

Alunos do IF Ouricuri/PE realizaram movimentos contra o desfecho nesta segunda




Diante do corte de verbas destinados à educação, pelo MEC, alunos e professores do IF de Ouricuri/PE, realizaram na manhã desta segunda 06, na instituição, movimentos contra o desfecho, visto que o corte acarreta consequências para manutenção das instituições federais, como universidades e institutos abrangendo até a educação básica, como também as pesquisas e pós graduações. 

Sendo assim, isso representa um desmanche da constituição cujo Artigo 208 refere que é dever do estado com a educação é garantir: Art 208. O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garanta de:
1- educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade
própria.

Il progressiva universalização do ensino médio gratuito

IlI atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino

IV educação infantil, em creche e pré-escola, às crianças até 5 (cinco) anos de idade 

V acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artistica, segundo a capacidade de cada um

VI- ofer ta de ensino noturno regular, adequado às condições do educando, VII atendimento ao educando, em todas as etapas da educação básica, por meio de programas suplementares de material didático escolar, transporte, alimentação, e assistência à saúde.

S1º O acesso ao ensino obrigatório e gratuito é direito público subjetivo

S 2° O não-oferecimento do ensino obrigatório pelo poder público, ou sua oferta irregular, importa responsabilidade da autoridade competente.

S3° Compete ao poder público recensear os educandos no ensino fundamental, fazer-lhes a importante responsabilidade da autoridade competente chamada e zelar, junto aos pais ou responsáveis, pela frequência à escola.

“Não devemos aceitar  um presidente , e um ministro de educação que são contra a educação, investir em escolas como os IFs não é dinheiro desperdiçado, é investimento , educação não é algo que se pode mudar de ideia, fazer como queira, empurrar com a barriga. como um administrador de uma nação e senhor presidente deveria priorizar a educação do país.”
destacou uma das alunos que preferiu não se identificar.
(Ascom/Grêmio)

Um comentário:

Anônimo disse...

A luta e constante, parabéns ao redator, Arthur, o povo precisa saber que educação é um direito , direito fundamental, para continuarmos a formar cidadãos, cidadãos conscientes.

Petrolina PE

Petrolina PE
Forro do Beco dia 30 de Maio

ebs serviços

ebs serviços
aluguel de maquinas

MAX FERRO

MAX FERRO
SANTA CRUZ E SANTA FILOMENA

LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLINICAS LABCENTER

LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLINICAS LABCENTER
.

.

.
,