sábado, 16 de março de 2019

Vereadores de oposição em Dormentes afirmam que explicações técnicas da Compesa, na prática não convence!


Os vereadores da bancada de oposição de Dormentes, Betinha de Dudu, Chiquinho de Dodora e Corrinha da Saúde, estiveram reunidos na ultima quarta (13) na Câmara municipal, com o gerente regional da Compesa o Sr. João Rafael, a prefeita do Município Josimara Cavalcante, secretários, representantes do STR, CONDESD e lideranças comunitárias, para tratar de um assunto que tem dado o que falar neste município. 




Trata se de uma ligação (adutora) feita por tubos, ligando a sangria da lagoa de estabilização de esgotos da cidade até o Riacho da passagem Molhada na PE 630, sendo muito próximo a Barragem da Lagoa da Pedra. Um manancial de muito importância no abastecimento de água em nosso município, exemplo disso foi na estiagem de 2012 a 2014, foi ela quem sustentou com a distribuição de água através de carros Pipas para consumo animal e humano em quase todo nosso território municipal.

A referida obra foi feita em meados de 2018 e aposição já chamava  atenção, pois causava preocupação a população, principalmente os moradores e donos de propriedades rurais naquele riacho. Com a chegada das chuvas no final de fevereiro e início de março, com a sangria aconteceu. Muita água de esgoto, aparentemente sem tratamento, chegou ao riacho com grande volume, desaguando em Cacimbas e posteriormente, podendo chegar até a Barragem da Lagoa da Pedra. 

Os vereadores lamentaram, destacando que o fato chamou atenção da população e causou revolta aos moradores daquelas vizinhanças.

Em nota a bancada pontou que em Julho do ano passado, foi aprovado um requerimento pelos 11 vereadores, pedindo uma audiência pública sobre o assunto para ser discutida e a população poder ouvir e ser ouvida. Mas até hoje não aconteceu. 

Para os parlamentares de oposição só após as consequências, pressionada pela população, veio a reunião convocada por a prefeita para discutir o problema. "Sabemos que a obra é de responsabilidade da Compesa, mas a gestão municipal, que se diz parceira da empresa e do governo do Estado, agora diz que não tem haver com isso, como se não tivesse autorizado e nem indicado o  correceptor" destacou a vereadora Corrinha.

Apesar de terem ouvido muitas explicações técnicas por parte da  Compesa, a bancada de oposição disse "na prática não nos convence". Entre varias participações os vereadores de oposição colocou em nota que alguns que fazem parte da gestão, não deixou claro suas posições e mais uma vez questionou:

"Alguns pontos chamaram a atenção! Porquê só agora a gestão municipal veio pedir as licenças ambientais dos órgãos responsáveis? O secretário de comunicação da prefeitura, chegou ao ponto de chamar de sensacionalistas quem estavam denunciando nas redes sociais e blogs, e quem foi denunciar no rádio, tinha feito papel de Moleque" acrescentou Corrinha "Lembrando que o vereador Chiquinho de Dodora, participou no programa opinião de Chico José, na terça-feira de Carnaval, chamando a atenção da Compesa e da gestão para o que estava acontecendo. Queremos aqui neste blog deixar bem claro, estamos cumprindo com o nosso papel de fiscalizadores e defensores do povo, atribuições para qual fomos eleitos e recebemos a confiança nas urnas".

Em busca de resultados positivos para a população junto a Compesa, os vereadores de oposição destacaram que  "Não vamos nos calar diante de tantos absurdos e transtornos causados pela Compesa em nosso município. Sugerimos que possa ser construído mais uma Lagoa de Estabilização para suportar o o volume de esgoto e seja feito tratamento com o tempo necessário, podendo depois ser utilizado essa água para irrigar praças, estádio e jardins. Aproveitamos para cobrar a questão da falta de água em nosso município que chegamos a ficar de 15, 20 até 30 dias sem água. Sem falar que pagamos uma taxa de esgoto altíssima de 80% e constantemente sofremos com esgotos estourados em nossas portas, passando mais de 15 dias para serem resolvidos" concluiu a vereadora Corrinha em nome da sua bancada.


Nenhum comentário:

FARMAHOPE

FARMAHOPE
2 MIL REAIS EM SORTEIOS DIA 29 DE DEZEMBRO DE 2018

ebs serviços

ebs serviços
aluguel de maquinas

MAX FERRO

MAX FERRO
SANTA CRUZ E SANTA FILOMENA

LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLINICAS LABCENTER

LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLINICAS LABCENTER
.

.

.
,