sexta-feira, 15 de março de 2019

Prefeitura promove reunião entre vereadores, líderes comunitários e Compesa para solucionar problemas de água e esgoto em Dormentes


Insatisfação com abastecimento de água foi um dos assuntos discutidos na reunião  


A prefeita Josimara Cavalcanti, convidou o gerente regional da Compesa, João Rafael Queiroz e sua equipe para uma conversa com os vereadores e líderes comunitários em Dormentes. Em meio a muita insatisfação e cobranças, o gerente regional respondeu às dúvidas e prometeu mais investimentos e ações no município. 

O transbordamento da lagoa de estabilização foi um dos principais assuntos da reunião que durou cerca de três horas. “A estação de tratamento vazou na semana passada e a água suja foi parar nas nossas roças, nas nossas casas, nos nossos riachos... A gente paga as taxas da Compesa todo mês e o que a gente recebe é esse transtorno todo?”, reclamou a representante da comunidade Sítio Pimenta, Maria Mazarelo. Segundo João Rafael o derramamento ocorreu em razão da grande quantidade de chuva que caiu na região. Ele garantiu que esteve com sua equipe no local analisando a situação e que constatou que água derramada não traz riscos ao solo ou a saúde da população. “O esgoto está sendo devidamente tratado e acompanhado. Nós fazemos mensalmente coletas de esgoto bruto e esgoto tratado para fazer um comparativo do material orgânico que tá entrando e também o que tá saindo. E também fazemos a coleta no local receptor, ou seja na lagoa e no riacho que tá recebendo este afluente, para verificar se está tendo algum problema. Inclusive no último mês esta estação teve os melhores resultados em termo de tratamento”, explicou o gerente.



Outro assunto polêmico foi a falta de abastecimento de água no município. “Estamos há quase 30 dias sem receber água nas torneiras, mas a conta chega sem nenhum atraso”, queixou-se a diretora do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Terezinha de Macedo. Reclamação que foi reforçada pelos vereadores e outros líderes. De acordo com João Rafael esta última falta de água aconteceu por problemas originários da Celpe. “Dependemos de energía para realizar o nosso trabalho. Estamos tendo alguns problemas com a Celpe, no mês passado, por exemplo, um raio queimou os equipamentos da Companhia e devido a esse transtorno alguns dos nossos equipamentos importantes também queimaram, prejudicando o abastecimento na região”, respondeu. 


Ainda de acordo com João Rafael alguns projetos estão sendo estudados para atender às demandas de Dormentes e que soluções efetivas estão em andamento, mas para médio e longo prazos. Para a prefeita Josimara Cavalcanti, a reunião foi produtiva e conseguiu esclarecer alguns pontos importantes. “Estou sempre cobrando a Compesa e hoje tivemos a oportunidade de junto com as lideranças mostrar a nossa insatisfação com o serviço que está sendo realizado e podemos ouvir também o outro lado. O próximo passo é definir uma data e realizar uma audiência pública, para que toda a população tenha oportunidade de participar dessa conversa. Precisamos unir forças para juntos encontrarmos soluções concretas para resolver definitivamente os problemas de abastecimento de água aqui na nossa cidade”, projetou Josimara.
Ascom

Nenhum comentário:

FARMAHOPE

FARMAHOPE
2 MIL REAIS EM SORTEIOS DIA 29 DE DEZEMBRO DE 2018

ebs serviços

ebs serviços
aluguel de maquinas

MAX FERRO

MAX FERRO
SANTA CRUZ E SANTA FILOMENA

LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLINICAS LABCENTER

LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLINICAS LABCENTER
.

.

.
,