quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Foi iniciada a décima quinta edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia


Teve início, nesta segunda-feira (15), a décima quinta edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) do campus Ouricuri do IF Sertão – PE, que tem como tema “Ciência para Redução das Desigualdades: E se fosse você?”.  Nesta edição, a unidade escolar está realizando a SNCT em seis polos (campus Ouricuri, Praça Frei Damião, Centro de Esportes Unificados (CEU), Bodocó, Trindade e um polo itinerante para comunidades rurais).
A abertura oficial do evento ocorreu na Praça Frei Damião com a palestra “Ciência para Redução de Desigualdades”, proferida pelo professor e coordenador de Pesquisa do IF Sertão – PE, Paulo Dalmás. Logo após, aconteceram apresentações culturais de poesia como Juarez Nunes, Ramírio Nunes e Júnior Oliveira e musical com Priscila Tainan e a banda Ediforró, composta por discentes do Ensino Médio Integrado em Edificações da unidade escolar.

A presidente da comissão organizadora da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, Shayane Moura, falou sobre a expectativa sobre o evento. “Esperamos que a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Ouricuri atinja todos os ouricurienses e os araripianos. Que todas as pessoas se interessem pelas atividades que estamos promovendo  oferecendo na SNCT  e que conheça como podemos usar a ciência para reduzir todos os tipos de desigualdades”, disse a docente do curso de Informática do campus Ouricuri.

Além da palestra e das apresentações culturais, ocorreram atividades como: exposição de projetos de Pesquisa e de Extensão da Instituição, das organizações não governamentais Caatinga e Chapada, dos equipamentos do Laboratório de Física, de Inovações Tecnológicas, da Brinquedoteca de Libras, da equipe de robótica “Auribots” e de produtos da Agroindústria como geleia de Goiaba e Umbu, licor de Abacaxi e de Umbu, doce de leite pastoso e em barra; e feira de Saúde com os serviços de aferição de pressão arterial e glicemia, distribuição de preservativos, entrega de panfletos para prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis, orientação de alimentação saudável e cálculo do IMC;
O agricultor Antônio Francisco da Silva aproveitou a oportunidade para aferir a pressão e elogiou o campus Ouricuri do IF Sertão – PE. “Foi muito bom o serviço e uma ajuda boa para cuidar a saúde”, contou.
O estudante Dominiciano Ferreira visitou os estandes da robótica e do curso técnico em Agroindústria e parabenizou os alunos e professores da unidade escolar. “Gostei bastante dos estandes. O evento está muito bom. Todos estão de parabéns”, afirmou.  
Neste mesmo dia, também ocorreram as palestra “Gêneros e Sexualidade”, proferida pelo professor Válter Cézar, a mesa redonda “Limites da Liberdade” com os docentes Elias Coelho, Cristiano Dias e Suzano Guimarães e a oficina “Elaboração de Produtos à Base de Frutas Regionais do Extrativismo Sustentável”, ministrada por Vilmar Lerman e equipe da Agrodoia.  
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia será realizada até o próximo dia 20 de outubro.
Gincana
Também teve início, ontem, a Gincana da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.  As atividades que aconteceram foram Caracterização das equipes, Desfile, Guia-me, Karaokê e Futsal. A Gincana ocorrerá até o sábado (20).
O aluno Alex Vinícius falou sobre a expectativa de participar da Gincana. “Espero que seja uma competição amigável, pacífica e divertida”, disse o discente, membro da equipe Debochado.
Membro da Pior Equipe, Ezequiel Freire, também contou suas expectativas. “Que seja uma Gincana competitiva e muito boa”, afirmou.

Fotos:Lídio Parente/Ascom IF Sertão - PE

Nenhum comentário:

FARMAHOPE

FARMAHOPE
2 MIL REAIS EM SORTEIOS DIA 29 DE DEZEMBRO DE 2018

ASPECTHO CALÇADOS

ASPECTHO CALÇADOS
.

POSTO JEAN

POSTO JEAN
COMPUSTIVEL DE QUALIDADE

ebs serviços

ebs serviços
aluguel de maquinas

MAX FERRO

MAX FERRO
SANTA CRUZ E SANTA FILOMENA

LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLINICAS LABCENTER

LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLINICAS LABCENTER
.

.

.
,