quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Ibope sacramenta: Haddad cresce rapidamente

Helena Chagas – Blog Os Divergentes
O Ibope desta noite sacramentou o que os outros institutos já apontavam, e de forma mais intensificada: Fernando Haddad cresce velozmente – foram 11p.p em uma semana, passando de 8% para 19%. Haddad está em segundo lugar, 8 pontos acima de Ciro Gomes, de quem se distancia, e 9 pontos abaixo de Jair Bolsonaro, que cresceu 2 pontos. Essa situação pode mudar em 19 dias? Pode, mas é improvável que o segundo turno não seja travado entre Bolsonaro e Haddad.
O crescimento do candidato petista, à base de u a transfusão de Lula na veia, dificilmente será estancado nesse patamar. Ainda há contingentes de eleitores do ex-presidente que não o conhecem. É razoável supor que, na semana que vem e na outra, esse ritmo de arrecadação de votos vá se reduzindo um pouco. Ainda assim, especialistas em pesquisas não descartam a possibilidade de Haddad pegar a primeira vaga do segundo turno, chegando lá na frente de Bolsonaro.
Uma indicação disso são as projeções do próprio segundo turno. Bolsonaro agora empata por 40% x 40% com Haddad, que perdia dele em levantamentos anteriores. Perderia para Ciro Gomes (40% x 39%) e empataria com Alckmin (38%x38%). O candidato do PSL só venceria Marina Silva (41%x36%), que continua em processo de derretimento, possivelmente provocado pelo apoio explícito de Lula a Haddad.
Quem também caiu foi Geraldo Alckmin (de 9% para 7%). Ainda que na margem de erro, a queda no Ibope pode representar o sinal definitivo para a debandada dos aliados do Centrão. Ciro Gomes não cresceu (11%), mas também não caiu. Pelo quadro de hoje, come poeira de Haddad e tem poucas chances de segundo turno. Mas está naquela situação de regra três, o sujeito no banco de reservas cuja entrada em campo depende de algum acidente com os dois primeiros lugares, ou seja, do imponderável .


A partir de hoje, as articulações, planos e movimentos da campanha eleitoral tomam novos rumos, e as forças políticas e econômicas vão começar a se posicionar rapidamente em torno de Bolsonaro e de Haddad. Mas há sempre uma chance de o sr Imponderável entrar em campo.

Nenhum comentário:

FARMAHOPE

FARMAHOPE
2 MIL REAIS EM SORTEIOS DIA 29 DE DEZEMBRO DE 2018

ASPECTHO CALÇADOS

ASPECTHO CALÇADOS
.

POSTO JEAN

POSTO JEAN
COMPUSTIVEL DE QUALIDADE

ebs serviços

ebs serviços
aluguel de maquinas

MAX FERRO

MAX FERRO
SANTA CRUZ E SANTA FILOMENA

LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLINICAS LABCENTER

LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLINICAS LABCENTER
.

.

.
,