quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Romaria de Santa Cruz da Venerada superou as expectativas Graças ao espirito de União

Romaria de Santa Cruz-PE
Por Gerisvan Tavares


A cidade de Santa Cruz no Sertão do Araripe realizou nos dias 28 e 29 de julho,  mai uma Santa Roraria das Fraternidades em sua 34ª edição, um legado que Orgulha a Diocese de Petrolina/PE, todos os Romeiros da Venerada e seus visitantes, um verdeiro encontro de famílias que reuniram fieis de varias cidades pernambucana. Esse ano o Tema: “PEREGRINOS DO BOM JESUS E DA MÃE DAS DORES, NOS CAMINHOS DE SANTA CRUZ DA VENERADA CELEBRANDO 25 ANOS E ELEVAÇÃO DO SANTUÁRIO”, uma celebração que marcou vários momentos de alegria onde os peregrinos agradeceram por as Graças alcançadas em suas vidas.


ACOMPANHE ENTREVISTA COM O PADRE JOSÉ PORFÍRIO AGRADECENDO A TODOS POR A GRANDE ROMARIA DE SANTA CRUZ/PE

A Paroquia celebrou na Romaria Intenções de Ação de Graças pelo Ano Nacional do Laicato,  os 25 anos de elevação do Santuário da Santa Cruz, os 95 anos de criação da Diocese de Petrolina/PE, pela Pastoral Vocacional e as obras Sacerdotais, os 189 anos do encontro da "Venerada", a chegada na Diocese do Oitavo bispo Dom Francisco, o dom da vida, da terra e da colheita, pelos sócios dos Clube dos Ouvintes da Voz do São Francisco e da Cultura FM e pelas intenções de cada romeiro.

Mais de 15 mil pessoas participaram da festa que já é tradição, momentos de orações, reflexões, shows culturais e lazer fizeram parte da festa religiosa que faz parte do calendário turístico do estado. 



A maior romaria do município marca mais uma vez sua grandeza  em atrair o publico para seu evento religioso, dentre todas as edições, os moradores se doaram ainda mais na valorização do Centro de Romaria da Diocese, que essa participação possa prosperar ainda mais na consciência e dedicação de cada um, principalmente nossos representantes através de suas forças politicas, buscando investimentos para atrair o desenvolvimento e fortalecendo o turismo religioso. Que possamos  reconhecer o verdadeiro valor do Titulo de Santuário, tornando Santa Cruz uma cidade com mais avanços e opções em vários setores da economia. 



Com a dedicação e doações dos comerciantes, moradores,  e união do povo simples, foi possível  concretizar o trabalho que envolveu equipes da paroquia de Santa Cruz, comunidades e prefeitura.  

O carismático e incansável Dom Paulo Cardoso (Bispo Emérito de Petrolina/PE) esteve na cidade desde o dia 25, quando veio Celebrar o encerramento da Novena de São Tiago, no Bairro Vila Nova, Celebrando e Atendendo Confissões durante a trigésima quarta peregrinação no Caminho da Santa Cruz, permanecendo ate o final da Festa. O padre Porfírio apresentou para a comunidade a Capela da Ressurreição onde será sepultado o Bispo Frei Paulo, que acreditou no potencial religioso da pequena cidade se doando e buscando investimentos nas comunidades e paroquias da Alemanha sempre com visão do Turismo Religioso o que contribui para todos da querida terra de Santa Cruz, com pouco mais de 15 mil habitantes.

Logo na manhã de sábado dia 28 os fieis acompanharam às 6h da manhã o Oficio da Imaculada Conceição com o Bispo Frei Paulo, durante toda manhã equipes se empenharam em realizar limpeza do Santuário da Venerada, ornamentação e estrutura para receber romeiro e visitantes em um ambiente lindo, agradável e acolhedor.




Durante os dois dias foram intensas as penitencias ao Pés da Cruz no alto da Escada Santa, com opções ao subir em pé ou de joelhos para contemplar e agradecer as maravilhas e graças alcançadas.

Momento de louvor na “ Acolhida” da Imagem de Nossa Senhora Rainha dos Anjos Missionária, Padroeira da Diocese de Petrolina que foi recebida em festa na entrada da cidade por a “Nação Romeira” que seguiu em Procissão até a Praça do Santuário onde foi realizado o Rosário de Maria (Santo Terço).

Procissão ao “Cruzeiro da Serra de Frei Damião” conduzindo a Imagem da Rainha dos Anjos 
A Peregrinação com procissão luminosa ao “Cruzeiro da Serra de Frei Damião” conduzindo a Imagem da Rainha dos Anjos Missionária, contou com a presenta do Bispo Emérito Dom Paulo Cardoso, tendo como convidado para a Missa no Monumento de Frei Damião o Padre Domingo Malan Viana (Diocese de Salgueiro/PE. Após a Missa os romeiros puderam realizar mais um lindo momento agradecendo ao Peregrino das Missões Frei Damião “Ponha sua mão na mão de Frei Damião”: Homenagem ao santo missionário, devoção do romeiro.

Durante toda madrugada na Praça do Santuário “Corujões da noite”, alegraram e no louvaram ao Senhor junto a comunidade as apresentações foram realizadas no Coreto construído pela paroquia ao lado do Santuário. 

Chegada de Dom Francisco Canindé Palhano (8º Bispo da Diocese de Petrolina PE)

No domingo dia 29, ultimo dia da Romaria de Santa Cruz os fieis iniciaram a manhã com a Santa Missa e Ofício de Nossa Senhora e Benção dos Escapulários. Logo apos na Praça do Santuário foi realizado a partilha do pão “O pão repartido rende mais” com Café para os romeiros. Mensagens dos romeiros, Ofertório e Celebração dos frutos da terra foram realizados agradecendo pela colheita.

Padre José Porfírio recebendo o Bispo Dom Francisco Canindé pela primeira vez em Santa Cruz PE

Um dos momentos tão aguardado pela multidão foi a acolhida emocionante na chegada festiva ao 8º Bispo Diocesano, Dom Francisco Canindé Palhano, estiveram presente o Padre Administrativo da Cidade Romeira José Porfírio, religiosos e autoridades, todos em caminhada do Portal da Cidade  até o Santuário. Momento de carinho retribuído pela comunidade Católica ao Bispo em sua primeira visita ao Centro de Romarias da Diocese de Petrolina/PE.


Dom Francisco sempre na companhia dos religiosos e a comunidade contemplou cada momento especial, orou diante do Santíssimo, subiu as escadarias admirando e orando junto ao Trono da Venerada, antes da Santa Missa de Encerramento o Pastor da Igreja Católica conheceu as dependências da Casa Paroquial, onde manteve agradáveis diálogos com o Reitor do santuário, deixando transparecer sua alegria junto aos fiel Romeiro da Venerada. 



Missa Festiva de encerramento, presidida pelo Senhor Bispo Diocesano D. Francisco e concelebrada pelo Padre José Porfírio, Reitor do Santuário, e pelos Sacerdotes presentes, Coral Porta Voz de Salgueiro –PE, foi mais um grandioso momento para se agradecer a Deus, por o sucesso do evento. As Bênçãos e despedida dos romeiros e o sentimento de felicidades e saudades em saber que a festa dos pequenos estaria se encerando.

Padre José Porfírio

O Padre José Porfirío agradeceu a todos por se unirem nesse objetivo de crescimento espiritual da Fé Católica e fortalecimento da Romaria de Santa Cruz, a participação dos moradores e comerciantes foi fundamental para realização da 34ª edição,  agradecemos de coração o empenho de todas equipes, pastorais, poder publico, seguranças particulares, policias Militares e Civil. Todos os Sacerdotes, Religiosas e Seminaristas em especial aos Romeiros, maior orgulho e rasão do sucesso da Romaria, nossos eterno agradecimento. Obrigado pelo apoio e cobertura de nossa Rádio Católica “A Voz do São Francisco”, participação dos Blogs e Rádios do Sertão do São Francisco e Araripe.

Inf. Blog Santa Cruz 24H
Fotos: Gerisvan Tavares


Clique no linque abaixo e vaja imagens da Romaria de Santa Cruz/PE


















































































Comentário de Responsabilidade desde Blogueiro:

O Blog Santa Cruz 24H agradece o apoio cultural dos amigos e empresas para que pudêssemos realizar a filmagem, parte da iluminação do Santuário e do Cruzeiro de Frei Damião:



Vitória Atacadista de Alimentos
Aspectho Calçados
Farmhope
Vereador Dr. Carlos Romeiro
Deputada Estadual Roberta Arraes
Deputada Estadual Socorro Pimentel
Deputado Estadual Lucas Ramos
Vereadora Cicinha e Romero
Luiz de Napoleão
Posto Gean
Aliança Motos
Odacy Amorim
Fabinha Alves

Infotec Solution
Paulo Alinhamento 
 Lab Center
Jailson e Ana Paula
Teão Marinho
Viny Graff
Óptica Camilo/FARMAHOPE

Que Jesus abençoe a todos, ao mesmo tempo agradecemos a todos que comtribuiram direto e indiretamente. 

2 comentários:

Anônimo disse...

Que Deus dê cada vez mais sabedoria ao padre para que o mesmo possa fazer guiar a nossa paróquia com a união e a vontade que ele tem de trabalhar.

Anônimo disse...

Sempre sensato e muito feliz nas suas colocações. Parabéns padre porfírio, você representa toda a comunidade católica de Santa Cruz!

FARMAHOPE

FARMAHOPE
2 MIL REAIS EM SORTEIOS DIA 29 DE DEZEMBRO DE 2018

ASPECTHO CALÇADOS

ASPECTHO CALÇADOS
.

POSTO JEAN

POSTO JEAN
COMPUSTIVEL DE QUALIDADE

ebs serviços

ebs serviços
aluguel de maquinas

MAX FERRO

MAX FERRO
SANTA CRUZ E SANTA FILOMENA

LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLINICAS LABCENTER

LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLINICAS LABCENTER
.

.

.
,