quarta-feira, 11 de julho de 2018

Professor Enos André entrega nas mãos da prefeita Josimara trabalho disertativo sobre o Semiárido que ficará disponível na Biblioteca Municipal

Professor Enos André entrega nas mãos da prefeita Josimara, trabalho dissertativo sobre o Semiárido que ficará disponível na Biblioteca Municipal



No último dia 04/07 o professor Enos André de Farias esteve em Dormentes para entregar a Prefeita Josimara os resultados de seu trabalho dissertativo apresentado na Universidade do Estado da Bahia, da qual é aluno do Programa de Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos. Trata da dissertação com o título “O Núcleo de Educadores Populares do Sertão de Pernambuco no desenvolvimento de ações para convivência com o Semiárido”.

O trabalho entregue a Prefeita fará parte do acervo da Biblioteca Municipal e é fruto de dois anos de pesquisa (2016/2017) nos quais o autor esteve dentro do NEPS, seu espaço de investigação, observando as ações desenvolvidas pelo Núcleo nas cidades de Dormentes e Santa Cruz da Venerada, especificamente.



Segundo o professor Enos André informou “trata-se de uma pesquisa onde apontamos a importância de ações para convivência com o Semiárido brasileiro, na qual estive presente com a equipe do NEPS em várias localidades, em vários sítios, observando como as famílias eram capacitadas e como elas recebiam as tecnologias sociais desenvolvidas pelo Núcleo, além da feira agroecológica em Santa Cruz, onde conversamos com populares, dos Quintais Produtivos, que visitamos, e da interação entre as famílias beneficiadas com alguma ação oriunda dos órgãos governamentais e desenvolvidas pelo NEPS”.

Ainda, segundo o professor Enos André, uma das ações que mais lhe chamou atenção foi o reuso das águas cinzas, uma tecnologia simples e barata e que faz o reaproveitamento de todas as águas da residência rural. Nas palavras do professor ele assim disse: “no decorrer da pesquisa apresentei vários trabalhos acadêmicos em congressos e seminários. Um deles, na UNIVASF, falei justamente do reuso das águas cinzas, onde o NEPS desenvolve uma tecnologia bem simples e que reaproveita todas as águas tidas como sujas, fazendo a filtragem dos microrganismos e detergentes, devolvendo estas águas para a natureza através de irrigação por elevação para palmas e árvores frutíferas. É importante dizer que em algumas propriedades que visitei as famílias estão cortando palmas duas vezes por ano o que é um avanço muito grande para nossa região”.

Além de apontar na pesquisa as ações desenvolvidas pelo NEPS, o trabalho do professor Enos André conta um pouco da história do Núcleo, que ano passado completou 20 anos de existência, bem como conta um pouco a história da formação das cidades de Dormentes e Santa Cruz da Venerada, que nasceram a partir da antiga Fazenda Caboclo, pertencente a Valério Coelho Rodrigues Filho.

O trabalho encadernado foi entregue a Prefeita Josimara e será depositado no acervo da Biblioteca Pública Municipal para conhecimento da população. Além disso, o autor entregou também uma cópia à Direção do NEPS e ficará na Biblioteca da entidade.


Nenhum comentário:

FARMAHOPE

FARMAHOPE
2 MIL REAIS EM SORTEIOS DIA 29 DE DEZEMBRO DE 2018

ASPECTHO CALÇADOS

ASPECTHO CALÇADOS
.

POSTO JEAN

POSTO JEAN
COMPUSTIVEL DE QUALIDADE

ebs serviços

ebs serviços
aluguel de maquinas

MAX FERRO

MAX FERRO
SANTA CRUZ E SANTA FILOMENA

LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLINICAS LABCENTER

LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLINICAS LABCENTER
.

.

.
,