terça-feira, 19 de junho de 2018

Livro conta a história dos 150 anos da Igreja de São João Batista do Araripe, em Exu


Será lançado no próximo dia 23, em Exu, um livro que conta a história dos 150 anos da Igreja de São João do Araripe. Chama-se “Igreja de São João Batista do Araripe, Exu-PE – Sesquicentenário (1868/2018)”, de autoria de Thereza Oldam de Alencar.
O lançamento ocorrerá na própria igreja ao final da nona noite do novenário, que remonta à trajetória do Barão de Exú, bisavô da autora, que construiu a igreja como pagamento de uma promessa ao santo.
O livro relata também a história de uma das mais tradicionais famílias da região: a família Alencar à qual pertencem o deputado federal (nascido no Crato) Tadeu Alencar (PSB) e o ex-governador Miguel Arraes de Alencar.

A autora tem 87 anos e escreveu o livro a mão, durante quatro anos de pesquisas e entrevistas. “Entrevistei octogenários que guardavam importantes informações e fui vendo se formar, diante de mim, uma linda história de amor e fé. Foram quatro anos de pesquisa e peleja, andando, trabalhando e trabalhando. E, também me baseei em o que minha mãe, nora do Coronel João Carlos, criado pelo Barão, escreveu”, disse ela.
Os 150 anos da Igreja também se entrelaçam com a vida de um ilustre filho de Exu: Luiz Gonzaga. A bisavó do “Rei do Baião” se abrigou na Fazenda Caiçara, também do Barão, durante a peste de cólera. E foi nesta Igreja que os pais de Gonzagão, Januário e Santana, se casaram.
Gonzaga eternizou os 100 anos da Igreja na canção “Meu Araripe”. Foi Thereza, a autora do livro, quem escreveu, inclusive, a apresentação do disco “São João do Araripe”, em 1968.

Nenhum comentário:

FARMAHOPE

FARMAHOPE
2 MIL REAIS EM SORTEIOS DIA 29 DE DEZEMBRO DE 2018

ASPECTHO CALÇADOS

ASPECTHO CALÇADOS
.

POSTO JEAN

POSTO JEAN
COMPUSTIVEL DE QUALIDADE

ebs serviços

ebs serviços
aluguel de maquinas

MAX FERRO

MAX FERRO
SANTA CRUZ E SANTA FILOMENA

LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLINICAS LABCENTER

LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLINICAS LABCENTER
.

.

.
,