sexta-feira, 25 de maio de 2018

Quando a irresponsabilidade leva um país ao colapso

Bernardo Mello Franco – O Globo
Farmácias sem remédios, postos de saúde sem vacinas, mercados sem comida. Ameaça de falta d’água no Rio e suspensão da coleta de lixo em São Paulo. Os profetas do apocalipse teriam dificuldade de prever o que acontece no Brasil neste fim de maio de 2018. Em apenas quatro dias, o país chegou à iminência de um colapso.
A crise de desabastecimento não foi provocada por uma mera greve de caminhoneiros. Há participação explícita de grandes empresários de transportes na paralisação. Greve apoiada por patrões não é greve, é locaute. Nem sempre se limita a buscar vantagens financeiras. Pode embutir outros fins, como desestabilizar governos e tumultuar eleições.

O movimento estimula oportunismos de todos os tipos. Donos de postos achacam motoristas em pânico. Parte da oposição festeja o caos. A direita amalucada volta a pedir “intervenção militar”, um eufemismo rasteiro para golpe.

O Congresso reagiu com a irresponsabilidade que se espera dele. Senadores sumiram de Brasília na manhã de quinta, com medo de ficarem sem voos para a folga do fim de semana. Deputados ignoraram um erro grosseiro de cálculo, superior a R$ 10 bilhões, ao aprovarem a redução de impostos sobre a gasolina.
O governo Temer, do qual não se espera nada, conseguiu aumentar sua lista de trapalhadas. Com as rodovias fechadas, o presidente viajou para participar de uma cerimônia de entrega de automóveis. No palanque, disse que o “fato mais importante do dia” era a sua presença na solenidade.
Sem força para peitar os chefes do locaute, o Planalto anunciou uma proposta de acordo no fim da noite. Dobrou-se à chantagem e aceitou torrar mais dinheiro público em forma de subsídios. Tudo em nome de uma trégua de 15 dias, que ninguém sabe se será cumprida.

Magno Martins

Um comentário:

priscila alencar disse...

Hoje você perde uma admradora e seguidora de seu blog,pensei que você fosse afavor do povo, de onde você tirou essa matéria mentirosa de que é localt de que a paralização está impedindo a chegada de remédios é Gerisvan seu blog min parece estar a favor da midia manipuladora e do governo corrupto!vocês com seus meios de comunicação estão tentando ludibriar população,mas vocês não vão conseguir porq a população acordou e somos todos caminhoneiros,somos todos uma nação melhor!! Sem resistência não tem luta e sem luta não se tem conquistas parabéns aos caminhoneiros única clase que teve coragem de peitar esse governo corrupto!!! E você deveria mostrar no seu veículo de comunicação a verdade como ela é e não tentar disfarçar a situação, veículos pequenos ambulâncias medicamentos oxigênio tudo isso está sendo liberado!!!

Petrolina PE

Petrolina PE
Forro do Beco dia 30 de Maio

ebs serviços

ebs serviços
aluguel de maquinas

MAX FERRO

MAX FERRO
SANTA CRUZ E SANTA FILOMENA

LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLINICAS LABCENTER

LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLINICAS LABCENTER
.

.

.
,