sábado, 6 de janeiro de 2018

Lucas Ramos avalia ações de mandato em 2017 e vê possibilidade de candidatura a federal exitosa


Numa entrevista exclusiva concedida a este Blog, o deputado estadual Lucas Ramos (PSB) fez um balanço completo de sua atuação nos últimos 12 meses de trabalho na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). O socialista também destacou a liderança na defesa do Rio São Francisco e da Chesf e, principalmente, as expectativas e desafios que irão se colocar em 2018.

Disposto a entrar no embate por uma cadeira no Congresso Nacional, Lucas tem o nome consolidado entre as prováveis candidaturas que surgirão dentro do PSB, e conta com o apoio do governador Paulo Câmara para chegar a Brasília. Sobre o primeiro ano de mandato do prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (PSB), o parlamentar disse ter visto apenas “Carnaval e São João”. Também voltou a cutucar o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), ao afirmar que sua saída do PSB “foi oportunismo” em busca de “um projeto individual” (o Governo do Estado).

Confiram os principais trechos da entrevista:

BIEsp e Compaz
Acredito que o ano de 2017 foi determinante para entregarmos os resultados que os pernambucanos exigem de nós. Mas gostaria de dar um destaque às ações em Petrolina, nossa cidade, onde viabilizamos obras, serviços e projetos estruturadores em diversas áreas e que farão a diferença na vida das pessoas. Na Segurança Pública, fizemos a indicação e fomos relatores do Projeto de Lei que criou o Batalhão Especializado Integrado de Policiamento, o BIEsp. Apresentamos ao governador a necessidade urgente da implantação da unidade como forma de combater a violência e não descansamos até obter o atendimento do pleito. Agora, iremos trabalhar para que o novo batalhão comece a operar já no primeiro trimestre de 2018 e, assim, mais de 300 novos policiais cheguem para reforçar a segurança do Sertão do São Francisco. Vale destacar também a conquista de 12 novas viaturas e 40 policiais para o 5º Batalhão da PM. Por entendermos que promover a Cidadania e a Cultura da Paz é trabalhar pela segurança de forma preventiva, fomos autores da indicação para que o primeiro Centro Comunitário da Paz, o Compaz, fora do Recife seja implantado em Petrolina. Fomos até Brasília buscar recursos para garantir esse projeto inovador de fomento à cidadania, que afasta as comunidades do crime, especialmente crianças e jovens. Ainda na promoção de Cultura de Paz, inauguramos a tão esperada Praça da Juventude, no bairro João de Deus, após intenso trabalho para destravar recursos e dar celeridade às obras.

Água
Para ampliar o acesso da população à água, conseguimos retomar, através de nossa emenda parlamentar, as obras do Serrote do Urubu, garantindo água tratada para 450 famílias. Também através de emenda parlamentar, conseguimos dar início às obras do sistema de distribuição de água do Loteamento Park Mandacaru, beneficiando 200 famílias. Trabalhamos muito para garantir os sistemas simplificados de abastecimento de água de Porteiras, Ponta da Serra, Água Viva, Poço da Cruz e Mirador. Em Rajada, na Zona Rural, articulamos junto à Compesa a ampliação do sistema de abastecimento que beneficiará 70 famílias.

Saneamento
Na área de saneamento, também em Rajada, as ruas Professor Benedito Rodrigues e Professor João Humberto Mendes ganharam uma nova rede coletora e condominial de esgoto. E comemoramos a conclusão do sistema de saneamento e esgotamento fluvial do bairro Vila Eulália.

Educação
Na Educação, fizemos indicação, em abril de 2015, para instalação da Escola Técnica Estadual de Petrolina, aprovada por unanimidade na Assembleia, e vibramos com a notícia do Ministério da Educação de que os recursos para instalação da ETE estão garantidos. Também destinamos recursos, por meio de emenda parlamentar, para que a Escola Evangélica continuasse a atender crianças e famílias do bairro Henrique Leite, medida necessária, uma vez que a Prefeitura anunciou a suspensão dos repasses para a instituição. Em infraestrutura viária, viabilizamos a conservação da Estrada do Aeroporto e das rodovias que dão acesso à Tapera e Pedrinhas, que receberam a operação tapa-buracos, além das sinalizações horizontal e turística para os balneários. Promovemos ainda o Jogo da Solidariedade e arrecadamos mais de 4 toneladas de donativos para as famílias atingidas pelas enchentes na Zona da Mata Sul e Agreste. E também atuamos junto à Fundarpe para iniciar o processo de tombamento do Palácio Diocesano, patrimônio histórico e religioso da nossa cidade que precisa ser preservado.

Outros municípios
Garantimos investimentos importantes para o atendimento à Saúde em Lagoa Grande, destinando recursos de emenda parlamentar para aquisição de uma nova ambulância. Conseguimos, através do DER, a realização dos serviços de conservação do asfalto da Estrada da Uva e do Vinho, a PE-574, e trabalhamos em sintonia com o Prodetur para realizar a urbanização da Enoteca no distrito de Vermelhos, em fase de conclusão. Atuamos para agilizar o início dos serviços de requalificação da orla de Santa Maria da Boa Vista, obra orçada em R$ 1,3 milhão e em andamento. Articulamos com o governador Paulo Câmara a construção da tão esperada PE-499, a Rodovia da Cebola que liga Terra Nova e Cabrobó. Contribuímos para a perenização do Riacho Grande, em Cabrobó, a partir da abertura das comportas de barragens do Eixo Norte da Transposição. Em Afrânio, lutamos pela recuperação da PE-635, que liga o município a Dormentes. E atuamos com muita disposição para entregar, ao lado do governador Paulo Câmara, as escolas estaduais Cláudio Galindo, no distrito de Cachoeira do Roberto, e Antônio Cavalcanti Filho. E ainda promovemos a destinação de emendas para reforçar os orçamentos do Fundo de Apoio aos Municípios (FEM) de Lagoa Grande e Afrânio, para execução de obras de infraestrutura urbana e mobilidade.

Frente Parlamentar em Defesa da Chesf
Essa é uma batalha que lideramos por sabermos da importância do Rio São Francisco para o povo nordestino e da Chesf para o desenvolvimento socioeconômico da região. Nossa Frente Parlamentar foi a primeira criada no Brasil. Fizemos o que o Governo Federal se nega a fazer, ouvimos o povo sobre essa proposta desastrosa de privatizar o setor elétrico. Promovemos e participamos de 14 audiências públicas em todas as regiões do Estado e no Nordeste e, em todas elas, nenhum defensor da privatização esteve presente para apresentar argumentos favoráveis à venda da estatal. O que enxergamos é o comprometimento do uso múltiplo das águas do Rio São Francisco e o risco ao abastecimento humano e à produção agrícola nos projetos de irrigação, aumento na conta de luz e consequentemente aumento do custo de produção nas indústrias, o que acaba gerando desemprego. Nossa pressão foi suficiente para que a proposta de privatização não fosse editada por Medida Provisória, como desejava o Ministro de Minas e Energia, mas enviada como Projeto de Lei para ser debatido no Congresso Nacional. No apagar das luzes de 2017, o Governo Federal ainda publicou uma MP, sobre a qual já nos debruçamos e estamos ingressando com as medidas judiciais cabíveis para derrubá-la, como uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin). Além das audiências e atos, estivemos no Ministério Público Federal e na Justiça Federal, recebemos o apoio de entidades representativas de classe, movimentos sociais, religiosos e sindicais que se uniram à nossa luta pelo fortalecimento da Chesf. Ainda temos um longo caminho a percorrer, mas temos confiança de que a Companhia sairá maior dessa tentativa açodada de venda de um patrimônio tão importante para o desenvolvimento do Nordeste e do Brasil.

Governo Miguel Coelho
Petrolina se inseriu de vez no calendário de eventos de Pernambuco. Foram realizadas duas grandes festas: Carnaval e São João, ambas com apoio do Governo do Estado. Só. O que se pregou em 2016 durante a campanha eleitoral – o alinhamento entre os governos municipal, estadual e federal – veio por água abaixo logo nos primeiros meses do ano, quando o grupo do prefeito rompeu com o governador Paulo Câmara (PSB), esquecendo que foram eleitos neste time. Tudo aquilo que foi anunciado com apoio do governo federal não passou de ilusão para o povo de Petrolina, até então. O que vimos foram unidades do Nova Semente serem fechadas, sementeiras e professores demitidos.

FBC no MDB
É claramente um movimento oportunista em busca de um projeto individual, familiar. Até meses atrás, na avaliação do senador FBC, o governador Paulo Câmara era um dos melhores gestores do País. Diante dos elogios é de se estranhar uma mudança de opinião tão brusca e em tão pouco tempo. Não nos restam dúvidas de que tal postura só reforça a intenção pequena de construir um projeto de poder centrado em apenas um grupo familiar, sem demonstrar compromisso com o progresso do nosso Estado, iniciado há 10 anos com o governador Eduardo Campos.

Desafios para 2018
Pegar no serviço ainda mais, dia e noite, para entregar resultados e, com isso, justificar a escolha que os pernambucanos fizeram em 2014, ao nos indicarem como um dos seus representantes no Legislativo Estadual. Queremos superar as expectativas e fazer muito mais. Sabemos que seremos cobrados e é bom que isso aconteça. As pessoas precisam e devem participar mais da vida política. Seguiremos com o pé no chão, vontade de trabalhar, olhar para o futuro e compromisso com o desenvolvimento não só de Petrolina, mas de todo Pernambuco.

Candidatura a federal
Está claro que as coisas no Brasil não podem continuar como estão. O brasileiro quer a renovação no Congresso Nacional. É urgente a mudança de atitude e de comportamento dos agentes públicos que exercem mandato. A política vem se tornando um assunto de polícia e o país não suportaria mais quatro anos de uma Câmara emaranhada em denúncias, delações e prisões. Existem, em Brasília, deputados que honram as tradições pernambucanas e acreditamos no nosso potencial para contribuir com a construção de um país melhor para se viver.

(Foto/divulgação)

Carlos Britto

Nenhum comentário:

.

.
.

FARMAHOPE

FARMAHOPE
2 MIL REAIS EM SORTEIOS DIA 29 DE DEZEMBRO DE 2018

ASPECTHO CALÇADOS

ASPECTHO CALÇADOS
.

POSTO JEAN

POSTO JEAN
COMPUSTIVEL DE QUALIDADE

ebs serviços

ebs serviços
aluguel de maquinas

MAX FERRO

MAX FERRO
SANTA CRUZ E SANTA FILOMENA

LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLINICAS LABCENTER

LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLINICAS LABCENTER
.

MEU OLHAR VALE MAIS DO QUE MIL PALAVRAS

MEU OLHAR VALE MAIS DO QUE MIL PALAVRAS
87 9965 4353