terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Índice de violência em Pernambuco e no Ceará é um dos maiores do Brasil

Imagem Ilustrativa/Internet

Comparar Pernambuco com o Ceará tem sido um dos motes do discurso do senador Fernando Bezerra Coelho para fustigar a gestão do governador Paulo Câmara, a qual, segundo ele, deixa muito a desejar. De fato, os dois estados têm muitos pontos em comum e travam uma batalha que já dura mais de 30 anos para ver qual cresce mais. O Ceará aprumou o passo em direção ao crescimento desde o primeiro governo de Tasso Jereissati (1987-1990), sucedido pelos irmãos Ciro e Cid Gomes. Hoje tem as melhores escolas públicas do país, terreno em que Pernambuco também avançou desde o primeiro governo de Eduardo Campos, segundo os últimos dados do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).


Os dois, infelizmente, também avançaram na criminalidade, superando a casa dos 5 mil assassinatos em 2017. Só em Fortaleza foram registrados 1.978, crescimento de 96% em relação a 2016 quando foram computados 1.007. É o tipo de competição que não interessa a nenhum dos dois, pois além de nos apresentar ao Brasil como um povo violento tem um forte impacto no turismo que é uma das vocações econômicas dos dois Estados. Oxalá ambos continuem se digladiando para ver qual cresce mais e oferece mais empregos à sua população. Mas sem esquecer também de combater a criminalidade, que é uma das maiores do Brasil e do mundo por grupo de 100 mil habitantes.

Trio renovador
Está sob responsabilidade de Mendonça Filho (PE), Rodrigo Maia (RJ) e ACM Neto (BA) a renovação do DEM para as próximas eleições. O primeiro é ministro da educação, o segundo presidente da Câmara e o terceiro prefeito de Salvador e candidato ao governo da Bahia. Se a eleição fosse hoje, diz o Paraná Pesquisas, ele bateria o governador Rui Costa (PT) por 49% x 34%.

Sucessão 1 – Antes de renunciar ao governo de SP para disputar o Palácio do Planalto, Ackmin terá que deixar pelo menos encaminhado o problema de sua sucessão. Ele já deu sinais de que aceitaria seu vice, Márcio França (PSB), como candidato, mas a maioria dos tucanos é contra.

Sucessão 2 – Se o PSDB apoiar Márcio França ao governo de SP, o PSB apoiará Alckmin à sucessão de Temer, com chance também de emplacar o vice. Essa “via de mão dupla” atenderia às expectativas do PSB pernambucano, a começar pelo governador Paulo Câmara.
Indiferença – O Movimento Vem pra Rua fará manifestação no Recife e em mais 9 capitais, no próximo dia 23, pela condenação do ex-presidente Lula. Mas não se espera muita gente neste ato porque o povo brasileiro está completamente apático em relação a esse tipo de protesto.

É o fundo – Por trás da briga entre Fernando Bezerra e Jarbas Vasconcelos pelo controle do MDB-PE está uma disputa ainda maior: pelo controle do fundo eleitoral, que destinará ao partido uma boa grana. É exatamente com esse dinheiro que os partidos irão fazer suas campanhas.
Rompimento – Ao pedir desculpas ao povo de Caruaru por ter apoiado a então candidata (e atual prefeita) Raquel Lyra (PSDB) no 2º turno, o ex-prefeito José Queiroz (PDT), que a considera “muito fraquinha”, carimbou o passaporte para celebrar uma aliança no plano local com o deputado Tony Gel (MDB).

Por si só – Marília Arraes não vai esperar que a cúpula do PT diga se ela pode ou não ser a candidata do partido ao governo estadual. Tenta construir a candidatura por sua própria conta e risco e no próximo dia 27 irá dizer isto em Serra Talhada aos petistas do sertão.

Coluna Fogo Cruzado

Nenhum comentário:

ASPECTHO CALÇADOS

ASPECTHO CALÇADOS
.

PROMOÇÃO FARMAHOPE

PROMOÇÃO FARMAHOPE
SANTA CRUZ PE

POSTO JEAN

POSTO JEAN
COMPUSTIVEL DE QUALIDADE

ebs serviços

ebs serviços
aluguel de maquinas

MAX FERRO

MAX FERRO
SANTA CRUZ E SANTA FILOMENA

LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLINICAS LABCENTER

LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLINICAS LABCENTER
.

MEU OLHAR VALE MAIS DO QUE MIL PALAVRAS

MEU OLHAR VALE MAIS DO QUE MIL PALAVRAS
87 9965 4353

PROMOÇÃO REIS SUPERMERCADO E VITORIA AUTO SERVIÇO

PROMOÇÃO REIS SUPERMERCADO E VITORIA AUTO SERVIÇO
DORMENTES E AFRÂNIO PE