quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Após restauração, cruzeiro histórico de Petrolina é reinaugurado


 
Monumento religioso com mais de cem anos de história, o cruzeiro da Praça do Galo foi reinaugurado pelo prefeito Miguel Coelho na noite desta terça-feira (23). A cruz, que foi originariamente implantada em 1901, recebeu um delicado trabalho de restauração nos últimos meses e agora está novamente cravada no Centro de Petrolina, representando a fé dos sertanejos.

A recuperação foi conduzida pelos mestres Cícero Rodrigues, Francisco Soares e Emerson Silva, na Oficina do Artesão. O monumento apresentava alto desgaste na base e no resplendor, deixando a peça sem brilho e aspecto de abandono. Para deixar o equipamento com mais vida, os mestres fizeram a restauração do cruzeiro de madeira e envernizamento.


No ato de reinauguração, o cruzeiro recebeu a bênção do monsenhor Milton, numa cerimônia que lembrou a importância histórica e religiosa do monumento para os petrolinenses. Esses aspectos foram ressaltados pelo prefeito Miguel Coelho como fundamentais para fortalecer a autoestima dos moradores e valorizar a cultura da cidade. “Monumentos e praças históricas que estavam sendo negligenciadas, agora estão sendo revitalizadas. Sempre digo que quem não valoriza o seu passado não sabe onde quer chegar no seu futuro. Então, um monumento com tanta história e importância para nossa cidade precisa ser protegido e valorizado, pois não é apenas um monumento, mas uma parte da história de nosso povo”, explicou o prefeito.

História – o cruzeiro foi implantado em frente à igreja matriz, em 1901, e transferido a pedido do bispo Dom Avelar para a Praça Pio XII, no Centro, em 1970. A ideia, na época, era que o monumento fosse um marco religioso no portal de entrada da cidade e acesso em direção ao Recife. O cruzeiro tempos depois recebeu um galo de madeira em seu resplendor, o que influenciou a população a chamar a localidade de Praça do Galo. “Petrolina passou por grandes transformações nas últimas décadas, e hoje, a entrada da cidade já está numa área bem mais distante, mas o cruzeiro continua como um símbolo da religiosidade do nosso povo”, resumiu o prefeito Miguel Coelho.

Nenhum comentário:

FARMAHOPE

FARMAHOPE
2 MIL REAIS EM SORTEIOS DIA 29 DE DEZEMBRO DE 2018

ASPECTHO CALÇADOS

ASPECTHO CALÇADOS
.

POSTO JEAN

POSTO JEAN
COMPUSTIVEL DE QUALIDADE

ebs serviços

ebs serviços
aluguel de maquinas

MAX FERRO

MAX FERRO
SANTA CRUZ E SANTA FILOMENA

LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLINICAS LABCENTER

LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLINICAS LABCENTER
.

.

.
,