quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Com chuvas na bacia do São Francisco, ONS defende vazão média de 615 m³/s em Sobradinho (BA)


O volume de chuvas na bacia do Rio São Francisco, especialmente na região do Alto, está dentro da normalidade para esse período úmido, enquanto na região de Sobradinho, na Bahia, chega a ficar um pouco acima da média. As informações são do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e foram transmitidas na manhã desta segunda-feira (20 de novembro), durante reunião semanal promovida pela Agência Nacional de Águas (ANA) com a finalidade de analisar as condições hidrológicas na bacia hidrográfica e transmitida por videoconferência para os estados da bacia.


De acordo com o coordenador-geral de Operações e Modelagem do Cemaden, Marcelo Seluchi, a quantidade de chuvas registrada na semana que passou está dentro da média histórica. A equipe técnica do órgão aponta para os próximos dias o auge do período úmido. “De uma forma geral, toda a bacia hidrográfica terá precipitação. A previsão é de pelo menos 45 milímetros de chuvas”, informou Seluchi.

O cenário apresentado e o previsto representam um alento diante da forte estiagem que atinge a bacia nos últimos cinco anos. Mesmo assim, o nível dos reservatórios continua baixo, conforme apresentação da equipe técnica do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). A previsão até o dia 1º de dezembro é de volume útil de 1,8% em Sobradinho, na Bahia; de 6,7% em Três Marias, em Minas Gerais; e de pouco mais de 10% no reservatório de Itaparica, em Pernambuco.

Diante disso, as premissas defendidas pelo ONS são a defluência de 80 metros cúbicos por segundo (m³/s) em Três Marias até o final de abril do próximo ano; vazão média de 615 m³/s em Sobradinho; e a manutenção de 550 m³/s em Xingó, entre Alagoas e Sergipe. O superintendente de Recursos Hídricos da ANA, Joaquim Gondim, destacou que a situação não é ainda confortável, mas demonstra o equilíbrio no planejamento apresentado anteriormente, com a finalidade de garantir o volume útil mínimo dos reservatórios.

Reprodução/Edenevaldo

Nenhum comentário:

DONKEY

DONKEY
A Marca do Jequinho

max ferro

max ferro
,

Aspectho Calçados

Aspectho Calçados
.

ebs serviços

ebs serviços
aluguel de maquinas

MEU OLHAR VALE MAIS DO QUE MIL PALAVRAS

MEU OLHAR VALE MAIS DO QUE MIL PALAVRAS
87 9965 4353