quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Reservatórios do Perímetro de Irrigação Senador Nilo Coelho começam a ser ampliados

Os produtores do Perímetro de Irrigação Senador Nilo Coelho, em Petrolina, terão um reforço hídrico para realizar suas atividades. Cerca de R$ 1 milhão está sendo investido pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) na recuperação e ampliação da capacidade de reservatórios do perímetro. Os recursos investidos na obra são do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC Irrigação).

As intervenções irão ocorrer nas Estações de Bombeamento (EBs) 28 e 31 e vão beneficiar diretamente142 produtores. O titular da 3ª Superintendência Regional (SR) da Codevasf, Aurivalter Cordeiro, reforça que o trabalho é fruto de planejamento iniciado em 2011. “A Codevasf, como instituição responsável pela implantação, operação e acompanhamento dos perímetros irrigados, tem que está preparada para enfrentar problemas futuros. Com a recuperação destes reservatórios-pulmão, será permitido que sejam feitos trabalhos de requalificação do canal principal sem necessidade de desligar o sistema”, explicou.


De acordo com José Costa Barros, gerente regional de Empreendimentos de Irrigação da Codevasf em Petrolina, a previsão é de que os serviços sejam concluídos em dezembro deste ano. “Começamos os trabalhos no reservatório da Estação de Bombeamento 28 com a retirada de solo mole”, afirmou.

Após a conclusão das obras, a expectativa é que a capacidade dos reservatórios seja praticamente dobrada. O reservatório nº 17, da EB 28, atende a uma área irrigável de 568 hectares. Atualmente, seu volume está reduzido em razão do tempo de operação (quase 30 anos), além da proliferação de vegetação aquática e assoreamento acentuado. “A capacidade atual é 26,5 mil metros cúbicos (m³) e passará para 155,8 mil m³, ou seja, será ampliado em 5,8 vezes“, informou Barros.

Já o reservatório nº 19, da EB 31, atende a uma área irrigável de 561 ha. Hoje, o volume útil é de 220 mil m³ e passará a ter seu volume ampliado em 2,5 vezes – ou seja, terá capacidade para 557,4 mil m³. Esse reservatório foi atendido parcialmente em um contrato anterior, com a execução de 50% do serviço.

Expectativas
No cenário atual, onde não há garantia quanto ao próximo período chuvoso na bacia do Rio São Francisco, a obra está sendo muito bem recebida pelos irrigantes. Para o produtor Leduar Gomes, da área N-10 do projeto Nilo Coelho, a obra só trará vantagens. “Ampliar os reservatórios é muito bom para o sistema. Se houver qualquer problema de falta d’água, os reservatórios serão mantidos por mais tempo. É bom também para limpeza da água e para economia de energia, por exemplo, entre outros benefícios“, frisou o produtor, que planta atualmente manga e sapoti em seu lote. Ele é irrigante no Senador Nilo Coelho desde 1989. (Fonte/foto: Ascom Codevasf)

Inf. Carlos Britto

Nenhum comentário:

max ferro

max ferro
,

ebs serviços

ebs serviços
aluguel de maquinas

MEU OLHAR VALE MAIS DO QUE MIL PALAVRAS

MEU OLHAR VALE MAIS DO QUE MIL PALAVRAS
87 9965 4353