parceiros

blogs

quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Guerra Santa: Troca de cartas e farpas expõe ambiente ruim na igreja católica em Petrolina

Imagem ilustrativa/net
A igreja católica em Petrolina está dividida ao meio. A carta de protesto do bispo Emérito Dom Paulo Cardoso da Silva, contra a construção de uma camelódromo nos jardins do Palácio Episcopal, caiu como uma bomba no clero da Diocese.

Em entrevista exclusiva ao Blog, publicada mais cedo, Dom Paulo explica sua razões:


Não sou contra, apenas por ser contra. Entendo que a Diocese tem outros imóveis  que poderiam attender a expectativas. Desde o início me posicionei contrário radicalmente perante o bisbo Dom Manoel, perante o clero, por escrito. Estive até na secretaria de obras para ver a viabilidade dessa obra e, para minha alegria na época, tranquilidade, me foi dito que era realmente inviável um tipo de projeto desse nas adjacências do palácio episcopal?O palácio está para a cidade como está a Catedral e a Matriz: Podem até pertencer legalmente a Diocese, mas são patrimônios históricos e inestimáveis do povo de Petrolina”.

O atual administrador da Diocese de Petrolina, Padre Antonio Malan de Carvalho divulgou uma carta dura contra o ex-bispo, de quem foi vigário Geral.

Padre Malan enumera argumentos e sobe o tom de maneira nunca vista na igreja de Petrolina.

“Um bispo, por ofício, por amor e vocação tem o dever de zelar, em qualquer circunstância, pela unidade da Igreja. Não é razoável, nem cristão, sequer sugerir, quanto mais favorecer e/ou alimentar divisões na Igreja de Jesus Cristo que, afinal, pediu em oração: Ficamos perplexos e decepcionados com as publicações recentes”.

O administrador da Diocese diz ainda que se dependesse de Dom Paulo a Catedral não teria sido reformada.

“Se dependesse dele, certamente a nossa Catedral não estaria como está agora, em todo o seu esplendor e beleza; tampouco a Igreja Matriz teria recebido o tratamento que recebeu recentemente. Quem tem olhos, olhe, veja! Com a devida atenção, não é difícil perceber que as recentes publicações de D. Paulo seguem a mesma lógica: o que é bom e belo é, no seu entender, apenas luxo, daí a sua oposição”.

"Comentário Meu":
Nessa guerra santa todos perdem. Muito mais a comunidade católica, que vê uma igreja rachada ao meio de forma severa. Rusgas internas exportas e cartas fora do tom revelam que nem tudo é paz e oração no clero, que se sentiu atacado e devolveu com virulência a um ex-bispo de 83 anos. Dom Paulo pode não ter acertado em tudo, mas é fato que nunca se omitiu. A Diocese de Petrolina tem mesmo muitos imóveis, muitos bens e o Palácio Episcopal deveria mesmo ser preservado. Melhorado, recuperado, mas preservado.

Uma fonte me informou que um decreto de tombamento pode estar sendo solicitado por parte da sociedade civil ao prefeito Miguel Coelho, mas ainda não confirmamos a informação.

Reprodução Carlos Britto

Nenhum comentário:

max ferro

max ferro
,

ebs serviços

ebs serviços
aluguel de maquinas

MEU OLHAR VALE MAIS DO QUE MIL PALAVRAS

MEU OLHAR VALE MAIS DO QUE MIL PALAVRAS
87 9965 4353