O objetivo principal da frente parlamentar é a defesa do rio São Francisco e dos
 demais rios do estado. (Foto: ASCOM)
A Frente Parlamentar em Defesa do Rio São Francisco e Demais Rios de Pernambuco, presidida pelo deputado Odacy Amorim (PT-PE), visitou Petrolina nesta segunda-feira (28).  Além de Odacy, o encontro contou com a presença dos deputados estaduais Zé Maurício (PP-PE), Zó (PCdoB-BA) e Lucas Ramos (PSB-PE). Os parlamentares percorreram as margens do Velho Chico, identificando e discutindo ações necessárias para a proteção, revitalização e salvação do rio.


Odacy sugeriu a implementação de algumas ações que beneficiem o São Francisco, a exemplo da elaboração de planos de metas e investimentos por parte das prefeituras do estado com o governo de Pernambuco, como o realizado por ele em 2007 quando estava a frente do governo municipal.

Sugeriu ainda que haja um controle efetivo da vazão do Rio São Francisco durante o período em que ele estiver cheio, devendo a Chesf liberar apenas a quantidade necessária de água, ou seja, 1300 m³/s, evitando assim o desperdício. Outra ideia discutida no encontro seria a possibilidade da união custear a construção de uma barragem de controle de volume entre o rio e o mar, freando assim o avanço marítimo.

Ao final, o parlamentar ressaltou a importância da vinda da frente parlamentar a Petrolina: “Foi um encontro proveitoso, que permitiu a troca de sugestões e discutíssemos ações que tirem o Velho Chico desta triste situação. Como presidente da frente parlamentar em defesa do rio São Francisco, quero convocar toda a sociedade à fazer parte deste debate, e buscar soluções para este impasse”.

O objetivo principal da frente parlamentar é a defesa do rio São Francisco e dos demais rios do estado, procurando cobrar e sugerir ações efetivas dos governos municipais, estaduais e federal, visando sempre a proteção do Velho Chico e demais mananciais de Pernambuco.

Ascom