(Foto: ASCOM)

O deputado estadual Odacy Amorim (PT/PE) esteve nesse domingo (2) na Comunidade do Capim, Zona Rural de Petrolina, para participar da 46ª Jecana de Carlos Augusto. O evento promove uma gincana com corridas e desfile de jumentos que apresentam temas em debate na sociedade. Esse ano, os participantes da Jecana ornamentaram os jumentos que fizeram uma alusão em defesa ao meio ambiente, Lava Jato, entre outros temas pertinentes.

Odacy lembrou a importância do Parque de Proteção ao Jumento, órgão ambiental criado no Sertão de Pernambuco, em parceria com o idealizador da Jecana, o radialista Carlos Augusto Amariz. O propósito do Parque é evitar acidentes automobilísticos nas estradas de Pernambuco que cominam com a matança do animal.


Preocupado com a desativação do Parque do Jumento em Lagoa Grande, por falta de apoio das prefeituras sertanejas, o parlamentar conversou com o radialista Domingos Ventura, o Sivuca, ao qual fez um apelo.

“Sivuca, gostaria de iniciar um movimento forte no sentido de envolver a sociedade, penso que o caminho mais fácil para resolver esses problemas dos animais nas estradas é a adoção. Se cada cidadão adotar um jumento e colocar dentro das propriedades rurais, a gente vai conseguir reduzir mais ainda os acidentes nas estradas”, pontuou o deputado.

Outra preocupação de Odacy é a exploração comercial agressiva com os jumentos, denúncias asseguram que existem pessoas que estão eliminando os animais para venda de pele para a China.

“Estão vendendo a US$ 200 dólares a pele de jumento para a China e existem denúncias que é preciso uma investigação, de que estavam jogando carne de jumento no mato só para tirar a pele. Isso é uma ameaça a extinção do jumento”, frisou.