APOIO

blogs

segunda-feira, 10 de julho de 2017

Garimpo em Sento Sé, na Bahia, tem dois acidentes e três feridos no mesmo dia


 
 
Um garimpeiro de 44 anos ficou ferido após a explosão de uma dinamite na jazida de ametistas na Serra da Quixaba, em Sento Sé, norte da Bahia. O caso ocorreu na tarde da última sexta-feira (7). Esse é o segundo acidente registrado no garimpo no mesmo dia. No primeiro, dois trabalhadores ficaram feridos. As informações são da Polícia Civil.

O garimpeiro ferido no último acidente corre o risco de perder os dedos de uma das mãos. Ele foi levado para o Hospital Municipal de Sento Sé e depois transferido para o Hospital Universitário de Petrolina, onde permanece internado.

Outro caso
Também na sexta-feira, dois garimpeiros se feriram após um um equipamento usado na exploração do local apresentar um defeito. Os dois foram para o Hospital Municipal de Sento Sé. Um deles foi transferido para uma unidade de saúde em Petrolina, onde passou por uma cirurgia na perna e permanece internado. O estado de saúde dele é estável. O outro ferido já teve alta.


Na próxima semana representantes do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) vão voltar a Sento Sé para dar andamento na regularização do garimpo na cidade e impedir.

A jazida de ametistas foi descoberta em abril deste ano. Ela fica localizada na Serra da Quixaba, a cerca de 54 km do centro de Sento Sé. O local não possui infraestrutura, mas isso não preocupa os garimpeiros de todo o país, que lotaram os hotéis e pousadas do município, para tentar achar ametistas no local. O valor do aluguel de imóveis passou de R$ 400 para R$ 1.500, em média.

Desde a descoberta, quase oito mil pessoas chegaram à cidade, para a exploração da mina. Com isso, novos garimpos foram abertos na região. Alguns deles, em áreas urbanas, por pessoas em busca de outros tipos de minerais, como pedras semipreciosas.

Com a procura, os cerca de dois mil moradores da cidade estão preocupados, porque as escavações já se aproximam das residências do povoado. É possível ver buracos sendo cavados a menos de 400 metros de casas. (G1-BA).

Edenevaldo Alves

Nenhum comentário:

MEU OLHAR VALE MAIS DO QUE MIL PALAVRAS

MEU OLHAR VALE MAIS DO QUE MIL PALAVRAS
87 9965 4353