Palcos, toldos, stands de exposição, passarelas estão em ritmo acelerado de montagem no espaço de eventos da cidade de Casa Nova para a realização da 28ª Festa do Interior que acontece neste final de semana, entre os dias 07, 08 e 09. O amplo espaço terá dois palcos, duas dezenas de toldos que abrigarão as localidades e distritos com barracas, haverá stands de diversos órgãos como SEBRAE, BNB, Banco do Brasil, CEF, Secretarias de Agricultura do Estado e Municipal.

O prefeito Wilker Torres, esteve no espaço na manhã desta terça-feira e foi informado que a montagem está dentro do prazo previsto e estará concluída ainda na manhã de sexta-feira, comentou: “faremos uma festa à altura do Povo de Casa Nova. Respeitando as tradições, resgatando o espírito e a ideia inicial da primeira festa, com representatividade de nossas comunidades”.


O prefeito destaca ainda um aspecto desta 28ª Festa do Interior: “Teremos representações das associações comunitárias das localidades e a presença do Banco do Nordeste e Banco do Brasil para incentivar negociações e créditos no período da festa. O principal é a festa, mas vamos aproveitar o tempo e aproximar nossas associações de pequenos produtores e os bancos que oferecem crédito rural”.

A Festa do Interior, realizada sempre na primeira quinzena de julho, logo após o encerramento das festas juninas, foi idealizada a mais de trinta anos, pois houve três anos em que não aconteceu, para integrar as comunidades e distritos de Casa Nova.
Município com mais de 9.500 quilômetros quadrados, com comunidades e distritos distantes 200 quilômetros da sede, a ideia de juntar em três dias de festa todas as localidades de Casa Nova, para que apresentassem suas atividades econômicas, o folclore, tradições e, principalmente, a culinária, cresceu a ponto de a cada ano entre 30 a 40 mil pessoas passarem pelo espaço de eventos da cidade.
(Foto: ASCOM)
“Neste ano nos voltamos para nossas comunidades, desde a escolha da rainha da festa, até a comida e a bebida que será comercializada. As atrações foram pensadas para agradar a todos os gostos e abrimos e ampliamos os espaços para artistas locais e regionais. Além disso durante os dias da festa teremos apresentações artísticas e culturais das comunidades. Será uma festa de Casa Nova, integrando nossa gente”, diz o prefeito.

“Queremos a presença de todos, como sempre acontece na Festa do Interior. Aqui é um espaço livre, aberto, seguro,  de paz e alegria. Todos: casanovenses, juazeirenses, petrolinenses, nossos vizinhos de Remanso, Pilão, Sobradinho e Sento Sé, da Bahia inteira, como é costume. A Festa do Interior é integração e encontro. Pensada e realizada para aproximar, unir e divertir. Este ano vamos mostrar à Bahia e ao Brasil as riquezas de nossa terra”.

Programação

  • Sexta Feira – 14h – visita do Governador da Bahia Ruy Costa, acompanhado dos prefeitos do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sertão do São Francisco (CONSTESF) ao espaço da feira, barracas da comunidades e stands. À noite,  abertura da festa e shows de Ana Costa, Ciel Rodrigues, Dorgival Dantas e  Flávio Leandro 

  • Sábado – Apresentações culturais, comida típica durante o dia nas barracas e à noite shows de Chicana, Zefa de Zeca, Solange Almeida e Targino Gondim.
  •  
  • Domingo – O dia inteiro de apresentações, mostra de produtos regionais, apresentações folclóricas e à noite shows com a Banda Forrozão das Antigas, Leo Santana, Tayrone, Lenno e Ney Alves.
Inf. Waldiney Passos