apoio

Radio Santa Cruz 24H

blogs

terça-feira, 2 de maio de 2017

Fotos e Fatos: Santa Cruz mantém tradição da Festa dos Vaqueiros e Tropeiros



Festa dos Vaqueiros e Tropeiros de Santa Cruz PE

Por Gerisvan Tavares
A força e o desejo em manter a tradicional da Festa dos Vaqueiros e Tropeiros em Santa Cruz, interior pernambucano, fazem do povo simples do Sertão Nordestino, vivenciar um festejo glorioso, transformando o impossível em realidade. Assim é a vida do sertanejo, que acorda cedo para as lutas diárias em seu trabalho, transformando o suor do Sol escaldante em energia positiva para vencer os obstáculos em seu caminho. 


Encontro de Vaqueiros: Zé Valério, Bolachinha' e 'Zé Cego'
Durante a festa encontramos o senhor Pedro Alves Santos, “BOLACHINHA”, aos 69 anos, morador do Mirador, município de Petrolina, mostra firmeza e amor a profissão, homem simples que exerce até hoje a função de Vaqueiro e Tropeiro com muito orgulho, desde 1964 já participava de caminhadas para a Terra das Romarias, um deslocamento constante que relembra com carinho o contato com as pessoas e o caminho percorrido se transformando em um verdadeiro corredor cultural. 

Por conta da dificuldade (seca) esse ano não trouxe animais para comercializar devido estarem magros, mas está cuidado para que em setembro os animais estejam bem melhores.


“hoje tudo tá mudado, avançou, mas na época de João Jacó, era muito bom! Tinha muita gente, muitos animais, muitos amigos, muita mulher, tudo isso nós gostava demais, enquanto vida e saúde tiver, quero participar” colocou. 


A comercialização de animais (venda ou Troca) foi razoável, mas não impediu que os verdadeiros apaixonados por animais desacreditassem de enfrentar o mercado.


Uma linda festa idealizada por o saudoso João Jacó (ex vereador), seguindo a tradição e encantado a população com a Santa Missa, homenagens, passeata, aboios e toadas, marcaram a cultura e Paixão Nordestina que atraem público de vários estados do país. 


Kadu e Kaique (Jockeys)
A cada competição, olhos vidrados nas Corridas de Prado, envolvendo emoção e pura adrenalina, destaque para os irmãos Kadu e Kaique (Jockeys) que se apresentaram com garra e determinação.



A prefeitura de Santa Cruz mostrou espírito de união e realiza mais um grande evento, fruto de trabalho, compromisso e a vontade de vencer os desafios transformando sonhos em realidade, assim é o que vem demonstrando o governo da prefeita Eliane Soares em sua terceira administração municipal.   




Veja mais fotos clicando abaixo:












    


 









 




 Fotos: Gerisvan Tavares





  

Nenhum comentário:

MEU OLHAR VALE MAIS DO QUE MIL PALAVRAS

MEU OLHAR VALE MAIS DO QUE MIL PALAVRAS
87 9965 4353