parceiros

blogs

quarta-feira, 24 de maio de 2017

Em caso raro, ovelha dá a luz cinco filhotes em Casa Nova (BA)



Uma ovelha deu à luz cinco filhotes na comunidade de Riacho dos Algodões, zona rural de Casa Nova, norte da Bahia. São quatro fêmeas e um macho. Segundo especialistas, o caso é raro. O normal é que a ovelha tenha de um a três filhotes por gestação.

“A probabilidade é muito rara. Em caso de 10 milhões de partos de caprinos e ovinos, principalmente em ovelhas, para acontecer um caso desse de cinco filhotes vivos”, avalia o veterinário Pedro Alves da Silva.

Essa é a segunda cria do animal, batizada de “Preta”, que já deu à luz outros três filhotes. A gestação de uma ovelha dura 150 dias. O caso surpreendeu a criadora do animal, a agricultora Maria de Lourdes da Cruz Sá, que está há um ano com “Preta” e vive também da criação de ovelhas.

“A barriga dela era grande, mas ninguém desconfiava que iam ser cinco. Ela pariu três, agora cinco, já são oito. Eu gosto muito dos bichinhos e fico muito feliz de ver eles aqui”, conta Maria de Lourdes.

Quem cuida dos novos animais é um amigo da família. Agora, há uma atenção especial com alimentação de “Preta” por conta da produção de leite usada na amamentação dos filhotes. Mesmo assim, são necessários dois litros de leite por dia para complementar a alimentação dos cordeiros, que usem até mamadeira.

A notícia do nascimento dos filhotes chamou atenção dos vizinhos, que aparecem para ver de perto e tirar fotos dos animais. A agricultora Maria de Lourdes torce para que os filhotes cresçam com saúde. “Tenho um carinho especial com os bichinhos, como se fossem crianças”, conta. 

(G1-BA).

Nenhum comentário:

MEU OLHAR VALE MAIS DO QUE MIL PALAVRAS

MEU OLHAR VALE MAIS DO QUE MIL PALAVRAS
87 9965 4353