(Foto: ASCOM)
Desde o ano passado, Petrolina conta com 600 crianças a espera de um processo cirúrgico. Para eliminar essa lista a Secretaria de Saúde realizou nesta terça-feira (25) o primeiro mutirão de cirurgias pediátricas que atendeu 20 crianças.

De acordo com a secretária de saúde, Magnilde Albuquerque, a ação está sendo desenvolvida em parceria com o Hospital Dom Malan/ IMIP.

“Encontramos a saúde pública em Petrolina com diversos procedimentos parados, principalmente em relação a cirurgias. O mutirão foi a forma mais rápida que encontramos para atender a população, eliminando o sofrimento desses pacientes. A partir do mês de maio os mutirões serão realizados a cada 15 dias, ou seja, serão 40 cirurgias por mês”, frisou.

A diretora técnica em saúde, Ana Carolina Freire, que também está à frente da ação, ressaltou a importância desses mutirões. Para ela a ação facilita o acesso e reduz a demanda na cidade.

“Ver o sorriso no rosto dos familiares não tem preço. Hoje nós atendemos 20 pacientes e realizamos 22 procedimentos. Foi uma atividade extremamente positiva, envolveu diversos profissionais que se uniram em prol de um objetivo comum, que é o de atender à necessidade da população”, concluiu.