parceiros

blogs

quarta-feira, 5 de abril de 2017

Carta aberta à população: “Santa Filomena com sede; até quando…?”

Até quando nós cidadãos de Santa Filomena vamos esmorecer diante do desprezo dos governos de Pernambuco, que ao longo de mais de 22 anos de emancipação política deste município, ainda não tivemos o privilégio do sonho da água límpida e saudável do Velho Chico?
Santa Filomena dispõe de um encanamento ramificado da Adutora do Oeste, que distribui águas do Rio São Francisco para várias cidades da região Araripe, mas a cidade não dispõe do precioso líquido em suas torneiras.

O 139º município mais populoso do estado (14.265 habitantes), pode ser o primeiro colocado na classificação de abandono pelos governantes do Estado.

A população da cidade de Santa Filomena utiliza para consumo humano e uso doméstico, uma água que mais parece soro caseiro pelo grau sal, ou suco de laranja pela cor amarelada; já que é proveniente de uma barragem de água salgada e suja (Paulo Coelho), onde os agricultores que moram entorno da represa, utilizam a água apenas para dar aos animais, quando não tem outra, ideal para matar a sede dos rebanhos.

Esse caos causa muitas dúvidas nos consumidores, quanto a qualidade, como água potável que pode ser consumida sem riscos à saúde, além da rejeição para o consumo humano, pela maioria dos usuários, e por isso, são obrigados a comprar água mineral ou água de carro pipa, pagando entre 6 a 8 reais por balde de 20 lts e entre 50 a 100 R$ por carrada, isso para os que dispõe de cisterna em casa. Mas isso gera um fator econômico negativo; seja comprando água mineral, ou água potável por carro pipa, o custo para os moradores de Santa Filomena, chega a ser 10 vezes maior, se comparado à outros municípios pequenos na região, como Dormentes e Santa Cruz, que tem água do Rio São Francisco em suas residências.
A gente se pergunta: porque?
Essa dúvida reflete sobre a atuação dos políticos locais junto ao poder público estadual… Porque Santa Filomena sempre votou e ajudou a eleger políticos influentes no estado como deputados estaduais, federais, senadores e governo do estado, mas nenhum deles nunca se preocupou com a água que bebemos?

Nas eleições estaduais de 2016, houve um acontecimento inédito na política da região, dando destaque a Santa Filomena: o município de Santa Filomena, mas precisamente na comunidade do distrito do Socorro, foi o lugar “privilegiado” para realização do primeiro comício da campanha do atual governador de Pernambuco, senhor Paulo Câmara (PSB). Durante o comício, o político se comprometeu em pavimentar com asfalto a PE 630, que sai de Rajada e chega em Trindade, cortando todo o município de Santa Filomena; também se comprometeu em levar águas do Rio São Francisco até a cidade de Santa Filomena. Mas já estamos há 02 anos e 04 meses de seu governo, e ele (Paulo Câmara) parece ter esquecido de suas promessas.

Recentemente o vice governador e secretário de desenvolvimento econômico Raul Henry esteve em Araripina, a mando do Governo do Estado para segundo ele, conhecer as carências e os potenciais do Araripe, para que o governo possa traçar estratégias para alavancar as potencialidades da região…

Veja, demorou dois anos e quatro meses, para o governo se interessar em conhecer o Araripe. Quantos anos vai levar para Paulo Câmara e Raul Henry se interessarem em trabalhar pela nossa região?


Falando de interesse
Para que servem os prefeitos em Santa Filomena, se em 06 mandatos, nenhum dos políticos foram capazes de exigir água de qualidade para o seu povo?
Por: Charles Araujo (morador de Santa Filomena).

Nenhum comentário:

max ferro

max ferro
,

ebs serviços

ebs serviços
aluguel de maquinas

MEU OLHAR VALE MAIS DO QUE MIL PALAVRAS

MEU OLHAR VALE MAIS DO QUE MIL PALAVRAS
87 9965 4353