Fernando Bezerra, Blairo Maggi e Paulo Câmara
Em cerimônia de anúncio da liberação de 200 mil toneladas de milho para alimentar rebanhos de criadores e também à agroindústria de pequeno porte da Região Nordeste, o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) foi citado, com destaque, pelas cinco autoridades que discursaram na solenidade, realizada nesta quarta-feira (15), no Palácio do Planalto. O socialista pernambucano foi prestigiado pelo presidente Michel Temer e o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, que conduziram a cerimônia, como também pelo presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE); o governador de Pernambuco, Paulo Câmara; e o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Marcelo Rodrigues Bezerra. Ao final da solenidade, Fernando Bezerra, Blairo Maggi e Paulo Câmara conversaram sobre a possibilidade de o governo federal restabelecer o “Programa do Milho”, de 2013, quando o senador era ministro da Integração Nacional.
 
A preocupação de Fernando Bezerra Coelho em manter os estoques de milho no Nordeste foi destacada, ontem (14), a Blairo Maggi (Agricultura). Durante audiência no gabinete do ministro, o líder do PSB no Senado sugeriu que o governo garantisse subsídios para a redução do preço do produto aos criadores. Tanto na audiência com o senador quanto na solenidade no Planalto, o ministro anunciou que o milho deverá ser ofertado pela metade do preço. “É uma grande notícia e um alívio para os nordestinos, que deverão enfrentar o quinto ano de seca prolongada”, comemorou Fernando Bezerra. Atualmente, os criadores compram a saca de milho por um valor médio de R$ 67. Com o subsídio do governo federal, por meio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), este valor deverá cair para R$ 33.

“Nosso objetivo é fazer o milho chegar a quem mais precisa e sem muita burocracia”, destacou o presidente Michel Temer. Para participar dos leilões da Conab, o agropecuarista precisa se inscrever no cadastro da Companhia relativo ao Programa Vendas em Balcão, que permite o acesso de criadores e de agroindústrias de pequeno porte aos estoques públicos de milho. O grão é o principal produto do programa e utilizado na alimentação de aves, bovinos, suínos, caprinos e ovinos. A estimativa da Conab é que a oferta de milho, nos moldes anunciados hoje, comesse no início do próximo mês de março.

Dívida dos Estados
Na tarde de hoje, Fernando Bezerra Coelho participou de reunião do Fórum Permanente de Governadores com o presidente Eunício Oliveira. Uma das principais matérias destacadas como prioritárias pelos gestores estaduais foi a votação do Projeto de Lei do Senado (PLS) 204/2016, que trata da chamada “securitização das dívidas” dos estados (medida financeira voltada a incrementar as receitas públicas). Entre os governadores presentes ao encontro estavam o do Piauí, Wellington Dias; do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg; de Goiás, Marconi Perillo; do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão; do Amapá, Waldez Goes; de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja; e de Tocantins, Marcelo Mirando; além dos vice-governadores de São Paulo, Márcio França; do Maranhão, Carlos Brandão Júnior; do Amazonas, Henrique Oliveira; e do Espírito Santo, César Colnago.