Os proprietários de veículos já podem consultar o valor do IPVA 2017, que começará a ser pago em fevereiro (ao invés de março) por determinação do Governo do Estado. A Secretaria da Fazenda de Pernambuco (Sefaz-PE) informa que a tabela com os valores foi publicada na edição dessa quarta-feira(28) do Diário Oficial do Estado.

De acordo com a Sefaz, os valores do imposto serão mais baixos do que os cobrados em 2016 e os contribuintes que quitarem o IPVA na cota única terão desconto de 7% no valor do imposto. Os boletos de pagamento do IPVA estarão disponíveis no site do Detran PE, a partir do próximo dia 1º de janeiro.

Redução
De acordo com dados da Fundação Instituto de Pesquisas Aplicáveis (FIPE), o valor venal dos veículos caiu 3,8% em 2016 em comparação com o ano anterior.  No caso dos automóveis, a redução foi de 4,5%. Já para caminhões, o preço diminuiu, em média, 6,3%.  Com isso, o valor do IPVA também ficará menor já que ele tem como base os preços divulgados na Tabela FIPE.

Este mês a Sefaz anunciou que o pagamento do IPVA seria antecipado para janeiro, diferente do que acontece todos os anos, com a primeira parcela ou cota única sendo quitada em março. Em função da pressão popular o governo recuou e determinou os primeiros pagamentos para fevereiro
Fonte JCOnline
(Waldiney Passos)