sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Agricultor Chico Peba, fala sobre a experiência de produzir produtos agroecológicos. Minha vida mudou principalmente na saúde


Durante evento realizado pelo CAATINGA com agricultores experimentadores da agricultura familiar eles puderam falar sobre suas experiências e aperfeiçoar seus conhecimentos.

O agricultor Chico Peba que mora na cidade de Santa Cruz um dos pioneiros nesse novo jeito de fazer a Terra produzir, relatou "Eu comecei no ano de 2005 com o apoio do Projeto Dom Hélder Câmara e do CAATINGA e eu vendo que tinha que mudar a forma de trabalho que a gente tinha daquele sistema convencional a agroecologia eu adotei de uma forma que vi que era mudança de vida pra mim, pra minha família e pra pessoas que iam experimentar dos alimentos que eu produzisse na minha roça.

Vendo que esse sentido que a gente vinha da agroecologia acho que tem que ser adaptado em toada a Região do Brasil e achei uma forma interessante e estou produzindo o meu alimento saudável, não tem uso de agrotóxico que é quem mais devasta o ser humano e a natureza e no dia a da o consumo da agua que a gente tem que saber economizar a água o máximo possível"

Sobre o que mudou na vida do seu Chico Peba e da sua família ele disse que a principal mudança foi na saúde que hoje tem uma vida mais digna por que só em não está se alimentando com produtos com agrotóxicos é um avanço e ajuda também na economia por que não tem mais gastado com insumos (venenos) e esse dinheiro é economizado.

"Alguns vizinhos no inicio não apostavam muito mais devido os resultados muitos já estão também produzindo de maneira agroecológica. 

Por ser uma região com escassez de água da chuva o agricultor comentou como faz para garantir a produção na sua roça.

Eu recebi um bioágua, as cisternas calçadão que é uma forma que vai ajudar no cultivo das plantas, no caso que seja a horta por exemplo.

Eu não trabalho com horta no momento estou trabalhando com fruteiras e com o bioágua umas das tecnologias que veio economiza a agua por causa do reuso. A água da pia, do banho é reutilizada e eu tenho falado pros agricultores que é possível reutilizando essa agua cuidar da produção sustentável.

É preciso mais incentivo do poder público incentivar os agricultores para esse reuso da água por que é muito interessante", comentou.

Blog do Edy Vieira

Nenhum comentário:

max ferro

max ferro
,

Aspectho Calçados

Aspectho Calçados
.

ebs serviços

ebs serviços
aluguel de maquinas

MEU OLHAR VALE MAIS DO QUE MIL PALAVRAS

MEU OLHAR VALE MAIS DO QUE MIL PALAVRAS
87 9965 4353